Skip to main content

(Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

O plantio da safra de soja 2020/21 subiu 6 pontos percentuais na semana passada, alcançando 87% da área estimada para o Brasil na quinta-feira (26/11), em comparação com 81% uma semana antes e com os mesmos 87% no mesmo período do ano passado.

Os dados são de levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira (30/11). Conforme a consultoria, o retorno das chuvas beneficiou as lavouras do Rio Grande do Sul, que vinham sendo afetadas drasticamente pelo clima seco. As altas temperaturas, contudo, voltaram a predominar nas outras regiões do pPaís, ameaçando novamente o cultivo em Mato Grosso e no Paraná.

saiba mais

Atraso nas chuvas e no plantio já compromete produtividade da safra 2020/2021

 

"A preocupação com esse período mais seco (algo pouco usual nesta época do ano) só não é maior porque, como o plantio foi feito com atraso, a maior parte das lavouras ainda está em período vegetativo ou no início da fase reprodutiva, quando o impacto do clima desfavorável sobre o potencial produtivo é menor do que na formação de vagens e enchimento de grãos", diz a Agrural.

Por enquanto, a estimativa para a safra continua apontando para 132,2 milhões de toneladas na safra, com uma área de 38,3 milhões de hectares. A Agrural informa, ainda, que apesar dos problemas decorrentes da falta de chuvas, não é recomendado realizar cortes na produtividade durante a fase vegetativa da safra.

saiba mais

Clima vem "pregando algumas peças" na nova safra agrícola, diz presidente da Conab

 

 

Milho

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o milho verão, atingiu 94% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira passada (26/11), ante 91% uma semana antes e no mesmo período do ano passado, estima a AgRural.

A consultoria prevê que o Rio Grande do Sul tenha um novo corte nas perspectivas de produtividade porque, apesar do retorno das chuvas ao Estado, as perdas já foram consolidadas.

saiba mais

Produtores de arroz preparam nova safra em meio a consumo incerto e custos em alta

 

Em novembro, a Agrural estimou uma safra de 20,7 milhões de toneladas no Centro-Sul brasileiro, contra 21,9 milhões em outubro e 19,7 milhões de toneladas na temporada 2019/20. O corte decorre da redução das expectativas nos três Estados do Sul.
Source: Rural

Leave a Reply