Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (26/11) no site da Globo Rural.

Concessão de rotas agrícolas no MT

 (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

Três consórcios venceram o leilão para a concessão de três lotes de rodovias no Mato Grosso, que demandarão investimentos próximos de R$ 1,5 bilhão. O certame foi realizado nesta quinta-feira (26/11) na B3, em São Paulo.

O leilão realizado na B3 terminou com vitória de três consórcios, que assumirão 512 quilômetros de estradas. Todas servirão como rotas de escoamento da produção agrícola, transporte de proteína animal e plantas de etanol.

Mourão minimiza falas sobre China

 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, minimizou nesta quinta-feira (26/11) as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Elas sugeriram que a China praticaria espionagem por meio de sua rede de tecnologia 5G. Em evento com empresários, o vice-presidente declarou que estratégias chinesas representam oportunidade para ampliar relações com o Brasil. 

Preço do milho em 2021

 (Foto: Claudio Neves/APPA)

 

Apontada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) como terceiro maior comprador mundial de milho a partir do próximo ano, a China deve passar de uma importação de 7,6 milhões de toneladas do grão para 13 milhões de toneladas, segundo o órgão americano. A valorização do grão em Chicago deve limitar efeito da entrada da safrinha no mercado no início do próximo ano. 

Pesquisas com maconha no Brasil

(Foto: Getty Images)

 

O primeiro estudo da genética da cannabis no Brasil, que está em andamento sob comando da escola de agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), em parceria com a startup ADWA Cannabis, segue a trilha das pesquisas que transformaram o Brasil em modelo de sucesso para grandes culturas. 

Iniciativas inéditas em MG e RJ apostam em melhoramento genético e boas práticas de cultivo para transformar cannabis em commodity agrícola. 

Lei de Recuperação Judicial e Falência

(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

 

O produtor rural pessoa física foi incluído como apto a requerer a recuperação judicial na nova Lei de Recuperação Judicial e Falência aprovada nesta quarta-feira (25/11), em votação simbólica, no Senado. Lei agora vai para sanção do presidente. 

Empenho na defesa da floresta

(Foto: Arquivo Pessoal)

 

Símbolo da luta pelos direitos humanos e pela defesa da Floresta Amazônica no Pará, a trabalhadora rural e líder comunitária Osvalinda Marcelino Alves Pereira tornou-se a primeira brasileira a receber o prestigiado Prêmio Edelstam, na Suécia.

A cerimônia de entrega foi on-line e teve a participação do primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, e da Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

Touro recordista se aposentará

(Foto: Divulgação)

 

Maior reprodutor da raça Nelore, o touro Rem USP vai se aposentar. O animal, que é líder de vendas, fertilidade e biotipo, já comercializou cerca de 550 mil doses de sêmen, com mais de 80 mil filhos e 10 mil netos avaliados. Sua genética já foi vendida para dentro das porteiras não só do Brasil, mas de Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai.

Nova safra de café menor

(Foto: Divulgação)

 

A produção de café no Brasil deve cair 10% na safra 2020/21, passando de 67,5 milhões de sacas (60 kg) para 60 milhões. Pesa na conta a bienalidade negativa do tipo arábica, mas também a seca prolongada deste ano, já que a chuva só chegou aos cafezais em novembro.

Exportação de máquinas agrícolas

 (Foto: Divulgação)

 

A receita com exportações de máquinas para agricultura aumentou 16,9% em outubro ante igual mês de 2019, mas ainda acumula retração de 1,3% entre janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.
Source: Rural

Leave a Reply