Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (26/11) no site da Globo Rural.
Concessão de rotas agrícolas no MT
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Três consórcios venceram o leilão para a concessão de três lotes de rodovias no Mato Grosso, que demandarão investimentos próximos de R$ 1,5 bilhão. O certame foi realizado nesta quinta-feira (26/11) na B3, em São Paulo.
O leilão realizado na B3 terminou com vitória de três consórcios, que assumirão 512 quilômetros de estradas. Todas servirão como rotas de escoamento da produção agrícola, transporte de proteína animal e plantas de etanol.
Mourão minimiza falas sobre China
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, minimizou nesta quinta-feira (26/11) as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.
Elas sugeriram que a China praticaria espionagem por meio de sua rede de tecnologia 5G. Em evento com empresários, o vice-presidente declarou que estratégias chinesas representam oportunidade para ampliar relações com o Brasil.
Preço do milho em 2021
(Foto: Claudio Neves/APPA)
Apontada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) como terceiro maior comprador mundial de milho a partir do próximo ano, a China deve passar de uma importação de 7,6 milhões de toneladas do grão para 13 milhões de toneladas, segundo o órgão americano. A valorização do grão em Chicago deve limitar efeito da entrada da safrinha no mercado no início do próximo ano.
Pesquisas com maconha no Brasil
(Foto: Getty Images)
O primeiro estudo da genética da cannabis no Brasil, que está em andamento sob comando da escola de agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), em parceria com a startup ADWA Cannabis, segue a trilha das pesquisas que transformaram o Brasil em modelo de sucesso para grandes culturas.
Iniciativas inéditas em MG e RJ apostam em melhoramento genético e boas práticas de cultivo para transformar cannabis em commodity agrícola.
Lei de Recuperação Judicial e Falência
(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
O produtor rural pessoa física foi incluído como apto a requerer a recuperação judicial na nova Lei de Recuperação Judicial e Falência aprovada nesta quarta-feira (25/11), em votação simbólica, no Senado. Lei agora vai para sanção do presidente.
Empenho na defesa da floresta
(Foto: Arquivo Pessoal)
Símbolo da luta pelos direitos humanos e pela defesa da Floresta Amazônica no Pará, a trabalhadora rural e líder comunitária Osvalinda Marcelino Alves Pereira tornou-se a primeira brasileira a receber o prestigiado Prêmio Edelstam, na Suécia.
A cerimônia de entrega foi on-line e teve a participação do primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, e da Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Touro recordista se aposentará
(Foto: Divulgação)
Maior reprodutor da raça Nelore, o touro Rem USP vai se aposentar. O animal, que é líder de vendas, fertilidade e biotipo, já comercializou cerca de 550 mil doses de sêmen, com mais de 80 mil filhos e 10 mil netos avaliados. Sua genética já foi vendida para dentro das porteiras não só do Brasil, mas de Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai.
Nova safra de café menor
(Foto: Divulgação)
A produção de café no Brasil deve cair 10% na safra 2020/21, passando de 67,5 milhões de sacas (60 kg) para 60 milhões. Pesa na conta a bienalidade negativa do tipo arábica, mas também a seca prolongada deste ano, já que a chuva só chegou aos cafezais em novembro.
Exportação de máquinas agrícolas
(Foto: Divulgação)
A receita com exportações de máquinas para agricultura aumentou 16,9% em outubro ante igual mês de 2019, mas ainda acumula retração de 1,3% entre janeiro a outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.
Source: Rural