Skip to main content

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

Autoridades argentinas anunciaram ter detectado nuvens de gafanhotos em pelo menos quatro fazendas nos municípios de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, muito perto da fronteira com o Rio Grande do Sul.

A cidade de Itacaruaré fica a cerca de 20 quilômetros de Porto Xavier (RS). Já Campo Viera está a menos de cem quilômetros da fronteira. Os insetos já teriam atacado lavouras de chá e erva-mate, de acordo com o site do jornal El Diario de Misiones.

saiba mais

Saiba por onde andam as nuvens de gafanhoto e por que o "sumiço" pode ser perigoso

Segunda onda pode trazer gafanhotos ao Brasil como há 74 anos, alertam especialistas

Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), os insetos encontrados não são o gafanhoto sul-americano, responsável por um decreto de emergência há poucos meses, mas sim do gênero Zoniopoda e da espécie Chromacris speciosa.

"Pedimos aos produtores que verifiquem suas lavouras e campos, pois os insetos estão atacando diferentes plantações de erva-mate, chá e frutas cítricas”, disse o representante da Associação dos Produtores Agrícolas de Misiones, Cristian Klingbeil, ao jornal El Diario de Misiones.

saiba mais

Vídeo impressionante mostra gafanhotos destruindo lavouras de trigo na Argentina

Três vezes maior, nova espécie de gafanhoto faz Argentina decretar alerta fitossanitário

Os insetos foram localizados, principalmente, em plantas daninhas e árvores de grande porte, de acordo com o Senasa. A orientação das autoridades argentinas é que os produtores que encontrarem os insetos em suas propriedades entrem em contato. A aplicação de qualquer químico para dissipar as nuvens só é indicada após a avaliação de especialistas.

Alerta permanente

A preocupação com o avanço de nuvens de gafanhotos se estende há pelo menos sete meses. No dia 22 de maio, um boletim do Senasa alertava sobre o perigo de uma nuvem de gafanhotos egressa do Paraguai.

No dia anterior, as equipes argentinas haviam se deslocado a Fortín Leyes, zona da província de Formosa na fronteira com as terras paraguaias, para confirmar a presença dos insetos da espécie Schistocerca cancellata (gafanhoto sul-americano).

saiba mais

Mudanças climáticas tendem a aumentar formação de nuvens de gafanhotos perto do Brasil

 

Com capacidade de deslocamento que pode chegar a 140 quilômetros por dia – embora tal movimento seja considerado raríssimo -, o gafanhoto sul-americano avançou rapidamente, passando pelas províncias argentinas de Chaco, Santa Fé e Corrientes.

A estimativa inicial para o primeiro de 10 grupos confirmados entre o fim de maio e agosto passou de 40 milhões para 400 milhões de insetos. No fim de julho, os gafanhotos chegaram a província de Entre Ríos, ficando a uma distância de 20 quilômetros para o Uruguai e a menos de 90 quilômetros do Brasil.

saiba mais

Argentina quer usar satélites e radares meteorológicos para prevenir ataque de gafanhotos

 

O alívio veio com a notícia, em agosto, de que, após sucessivas operações terrestres e aéreas, a nuvem havia sido controlada por técnicos do Senasa, restando apenas poucos remanescentes. Desde então, outras nuvens surgiram, mas o perigo iminente aos plantios gaúchos foi reduzido consideravelmente com a erradicação do grupo que estava próximo a Barra do Quaraí (RS).
Source: Rural

Leave a Reply