Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

 

Após dobrar para 80 toneladas o volume de embalagens vazias de agrotóxicos recolhidas no campo nos últimos dois anos, o Estado do Rio de Janeiro vem intensificando ações de conscientização dos produtores rurais para a devolução correta dos materiais.

Entre as iniciativas realizadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com Emater-Rio, prefeituras e associação de distribuidores, estão campanhas de recolhimento itinerante e palestras de orientação.

saiba mais

Sistema Campo Limpo bate recorde de embalagens de agrotóxicos destinadas corretamente

 

"É importante o trabalho de fiscalização nas propriedades rurais e nos comércios, com a finalidade de evitar a contaminação ambiental e garantir a destinação correta das embalagens", afirma o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da Secretaria de Agricultura, Leonardo Vicente da Silva, o material recolhido é levado para reciclagem em local licenciado para este tipo de serviço.

saiba mais

Logística reversa: como descartar corretamente embalagens de agrotóxicos

 

Superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes destaca que muitos produtores desconhecem a obrigatoriedade do retorno das embalagens vazias de agrotóxicos e os riscos que isso provoca.

"Alguns chegam a reaproveitar as embalagens para transportar água, servir de recipiente para guardar ração animal ou até lançam de qualquer maneira pelos campos, podendo contaminar os córregos e o lençol freático nas suas propriedades. Além de perigoso, é ilegal", ressalta.
Source: Rural

Leave a Reply