Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

A primeira quinzena de novembro já passou, e as chuvas regulares ainda não apareceram nas principais regiões produtoras do Brasil. Essa tendência, inclusive, deve seguir ao longo dos próximos dias, projeta a Rural Clima.

Nesta segunda-feira (16/11), há previsão de chuva sobre Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, demais Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), porém, de forma irregular.

saiba mais

Plantio de soja e milho avança, mas clima é preocupação, diz AgRural

 

A frente fria passou e trouxe pouca chuva ao Rio Grande do Sul, em volume insuficiente para elevar os níveis de umidade do solo. "Mantiveram uma condição desfavorável ao desenvolvimento da soja e do milho primeira safra, e a previsão é que não tenha chuva ao longo dessa semana, o que pode agravar ainda mais a situação das lavouras de milho", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Já na quarta-feira (18/11), as áreas de instabilidade ganham força sobre o Paraná e levam chuvas generalizadas ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Ainda sim, nada de chuva para o RS, oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e Paraguai, segundo o boletim.

saiba mais

Da lavoura ao navio, vídeo mostra caminho do arroz do sul para todo o país

 

Por outro lado, há uma perspectiva de chuvas mais volumosas para a região centro-norte do Brasil entre sexta-feira (20/11) e domingo (22/11), principalmente sobre o norte de Goiás e de Minas Gerais, além do Matopiba, o que traz certo risco para os produtores que estão em processo de plantio. "Há possibilidade de ocorrer um período de invernada nessas áreas, prejudicando o pleno andamento do plantio", alerta Santos.

O tempo abre durante o final de semana sobre grande parte da metade sul do Brasil, devido à presença de uma massa de ar polar, que deve derrubar as temperaturas. Nada de geadas, mas as temperaturas cairão bastante. O final de semana será marcado, também, por chuvas na parte norte do país.
Source: Rural

Leave a Reply