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JBS encerrou o terceiro trimestre do ano com lucro líquido de mais de R$ 3 bilhões, na somatória de todas as operações da empresa no Brasil e no exterior (Foto: Divulgação/JBS)

 

O repasse para do aumento nos preços da carcaça bovina ao varejo ajudou a compensar a retração no consumo brasileiro de carne, destacou a JBS na apresentação de seus resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano. Nas suas operações no Brasil, a companhia reportou queda de 5,7% no volume vendido entre julho e setembro deste ano, mas aumento de 59% no preço médio praticado quando comparado a igual período do ano passado.

Segundo a empresa, "a baixa disponibilidade de gado resultou num menor volume de processamento no trimestre e impactou o custo da matéria-prima, sendo que o preço médio da arroba, com base na Esalq São Paulo subiu 49,7% em relação ao terceiro trimestre de 2019”.

“Realmente o preço do bovino tem subido bastante, dada a menor oferta de animal terminado. É uma cadeia mais curta, então a gente teve uma resposta mais rápida na demanda”, destacou Wesley Batista Filho, presidente da JBS América do Sul e da Seara, ao classificar o cenário para o setor como “desafiador” diante das perspectivas de oferta de gado para o próximo ano. Considerando as operações de mercado externo, as vendas da JBS Brasil registraram queda de 19% em volume, com aumento de 48,3% no preço médio.

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Segundo o executivo, a companhia tem focado em criação de marca para contornar as flutuações de oferta e demanda do mercado – o que contribuiu para um lucro líquido de R$ 3,1 bilhões no resultado consolidado, que considera todas as unidades de negócio da empresa no Brasil e no exterior. O resultado é quase nove vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

“Nosso foco é muito parecido com o que a gente já vem fazendo, é focar na criação de marca, estar mais próximo do nosso cliente, mais próximo do consumidor e continuar contribuindo isso e tentar a melhor forma possível atravessa esse período de matéria prima mais alta”, destacou Batista Filho.

Foco na Seara

Nas operações da Seara, marca que reúne os produtos processados, frangos, e suínos da companhia, a JBS reportou um aumento de 4,4% no volume vendido no mercado interno no último trimestre, com avanço de 19,7% no preço médio. Segundo o executivo, tratam-se de produtos cujas vendas apresentavam crescimento mesmo antes da pandemia e dos pagamentos do auxílio emergencial, o que motiva a empresa a investir R$ 13 bilhões na marca até 2024, sendo R$ 8 bilhões em sua operação e R$ 5 bilhões na operação de seus integrados.

“Esses investimentos estão focados principalmente no aumento de capacidade de produção da Seara que, ao final desse plano, terá sua capacidade de produção duplicada”, observou presidente da JBS, Gilberto Tomazoni. Segundo ele, doze unidades já estão com projetos em andamento. “Aguardamos ainda a decisão do CADE referente à compra do negócio de margarinas e maioneses da Bunge no Brasil. Se concretizada, essa aquisição adicionará R$ 1 bilhão ao faturamento da Seara”, destacou o executivo.
Source: Rural

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