Skip to main content

Projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontam forte demanda chinesa por milho, outro fator que pode trazer sustentação aos preços do grão no mercado internacional (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O surgimento de uma segunda onda de Covid-19 em países que já superaram o pico de contaminações da doença este ano, como vem ocorrendo em algumas regiões da Europa, pode elevar ainda mais os preços do milho. Em relatório mensal de mercado, o banco Itaú destacou, nesta quarta-feira (11/11), os possíveis efeitos da pandemia sobre as cotações da commodity em Chicago.

Segundo o banco, a possibilidade de um novo aumento de casos poderia gerar uma correção nas posições dos agentes financeiros que operam o mercado, cujo saldo líquido comprado chegou a 276 mil contratos na semana passada, o maior patamar desde 2012.

“No Brasil, no curto prazo a tendência é que os preços se mantenham firmes diante dos elevados patamares na CBOT (Bolsa de Chicago) e do câmbio desvalorizado, o que deve seguir sustentando as paridades de exportação”, aponta a instituição financeira, ao ressaltar para o risco climático da safra 2020/2021.

saiba mais

USDA aponta China como terceiro maior importador mundial de milho em 2020/21

Conab eleva previsão de produção de grãos na safra 2020/2021

 

“Apesar do plantio de milho verão estar em patamares semelhantes aos do ano passado, já há consultorias revisando negativamente a produção esperada face à seca que acomete, principalmente, o Rio Grande do Sul. Isso contribui para consolidar a perspectiva de mercado bastante equilibrado no 1º semestre do próximo ano, o que deve contribuir para sustentar as cotações no mercado doméstico”, afirma o relatório do Itaú.

Nos Estados Unidos, o banco alerta que diante da revisão negativa nas previsões do departamento de agricultura do país (USDA) para a produção local em 2020/2021, as perspectivas são de mais valorizações caso ocorra aumento na demanda internacional pelo grão americano.

“É válido ressaltar também a possibilidade de observamos uma aceleração das compras chinesas à reboque do aumento da demanda local e da provável revisão para baixo produção após a passagem de tufões na região nordeste do país”, ressalta o Itaú.

Na quarta-feira (10/11), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou em 86% suas previsões para as importações chinesas de milho nesta temporada, de sete milhões para 13 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume fará da China o terceiro maior importador mundial de milho no próximo ano, atrás apenas do México e do Japão. A projeção do adido agrícola americano no país, por sua vez, é ainda maior: de 22 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply