Skip to main content

 (Foto: Getty Images)

 

Um sistema de baixa pressão começou a se formar na madrugada de segunda-feira (9/11), e com isso, algumas pancadas de chuva já são recebidas nas regiões produtoras do Paraguai, extremo sul do Mato Grosso do Sul, oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, informa o boletim agroclimático da Rural Clima. Além disso, há registros de eventuais pancadas de chuva sobre áreas produtoras de Rondônia e região noroeste do Mato Grosso. Nas demais regiões do país, não há precipitações, somente nebulosidade.

Na terça-feira (10/11), essa área de instabilidade associada a uma frente fria ganha força e, com isso, há previsões que ocorram chuvas gerais sobre o país. No entanto, as precipitações continuarão em forma de pancadas irregulares e sobretudo, de baixa intensidade. "Há previsões de chuva diárias, principalmente na metade sul do Brasil, pegando as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, porém, dificilmente teremos chuvas volumosas ao longo dessa semana", informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Em "ano de extremos", saiba o que esperar do clima para a safra 2020/21 no Brasil

Novembro será de chuvas irregulares pelo país; Veja a previsão em cada região

 

Não há indícios de chuva para grande parte das regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), norte de Goiás e norte de Minas Gerais. De acordo com a Rural Clima, outra região que não deve ter chuva é a metade oeste do RS, onde apenas norte e leste do estado deve ter bons volumes. "Isso pode agravar ainda mais as lavouras de milho", alerta Santos.

A chuva possibilitará a elevação dos níveis de umidade do solo, mesmo que parcialmente. Isso dará condições melhores das lavouras de soja, milho verão, cana-de-açúcar, café, pastagens e outras. Já a ausência de chuvas gerais sobre o Matopiba, "permitirá que os produtores avancem com o plantio da soja, uma vez que na semana passada não conseguiram por conta do tempo extremamente chuvoso".
Source: Rural

Leave a Reply