Skip to main content

Embora ressaltem a participação da agropecuária nas emissões de gases, responsáveis pelo levatamento destacaram seu potencial de sequestrar carbono (Foto: Señor Codo/CCommons)

 

O Brasil emitiu 2,17 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) em 2019, o que representa alta de 9,6% em comparação a 2018. O dado é do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), incorporado ao Observatório do Clima, e foi divulgado nesta sexta-feira (6/11).

Tasso Azevedo, coordenador do SEEG, ressalta que 73% das emissões brasileiras são provenientes de atividades agropecuárias. Foram emitidos 598,7 milhões de toneladas de CO2e pela agropecuária em 2019, um aumento de 1% em relação a 2018.

“Se eliminar o desmatamento, implementar a recuperação de pastagens e a agricultura de baixo carbono, essa participação do agronegócio [nas emissões] pode rapidamente cair”, pondera Azevedo ao dizer que o setor ainda é um forte candidato para sequestrar carbono.

saiba mais

Fazenda em MS é a primeira do Brasil a criar gado com balanço zero nas emissões de carbono

ABiogás neutraliza emissões de carbono de 2019 com compra de CBios

 

No entanto, enquanto este cenário não mudar, ele alerta que “o país não consegue cumprir a meta de 2020 e se afasta da de 2025”. Isso porque, o Brasil elevou em 28% a quantidade de gases de efeito estufa emitidos, indo na contramão da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), regulamentada em 2010.

A quantidade de gases de efeito estufa ocasionada pela mudança de uso da terra subiu 23% em 2019, atingindo 968 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Desde a PNMC, as emissões por mudança de uso da terra cresceram 64% no Brasil, número que vai na direção oposta à meta da lei de reduzir o desmatamento na Amazônia em 80% em 2020, comparado à média entre 1996 e 2005.

De acordo com as informações do SEEG, as emissões em 2019 colocam o Brasil na sexta posição entre os maiores poluidores climáticos do mundo. O que também colaborou para este patamar foram os desmatamentos, que correspondem a 44% do total de emissões do país no ano passado.
Source: Rural

Leave a Reply