Skip to main content

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) reportou, nesta sexta-feira (30/10), a identificação de um caso de Covid-19 em um gato no Brasil. De acordo com o relatório, é de potencial zoonótico considerado desconhecido e tem risco de mortalidade zero e uma escala que vai de zero a cinco. A contaminação do animal foi confirmada no último dia 15 de outubro, de acordo com a entidade.

O boletim informa que o caso foi identificado no Estado de Mato Grosso, a partir de testes RT-PCR feitos nos laboratórios das Universidades Federais de Mato Grosso e do Paraná. Foram coletadas amostras de um gato e de um cachorro que não apresentavam sinais clínicos da doença mas estavam em um local onde haviam sido registrados casos de Covid-19 em humanos.

saiba mais

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre humanos e animais no Brasil

 

O cachorro testou negativo. O gato teve o diagnóstico confirmado. Conforme o relatório da OIE considera como possível origem da contaminação do gato o contato com humanos infectados com o novo coronavírus. Ainda de acordo com a organização, os testes feitos no animal integram projeto de pesquisa de monitoramento de animais de estimação de locais onde foi registrada a contaminação de humanos pela Covid-19.

“O estudo de vigilância é feito sob coordenação da Universidade Federal do Paraná, com participação de outras universidades federais e cooperação com a saúde pública de vários estados do país”, diz a OIE, no informe.
Source: Rural

Leave a Reply