Skip to main content

(Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Os abates de bovinos nos 225 frigoríficos submetidos ao Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (SIF) registraram queda de 16,3% entre julho e agosto deste ano. No acumulado do ano, até agosto, a redução é de 9,7%.

Os dados são de relatório divulgado nesta quinta-feira (29/10) pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Segundo o documento, foram abatidos 1,8 milhão de animais em agosto, queda de 15,4% ante igual período do ano passado e de 5,7% ante julho, quando o volume de abates também ficou abaixo do registrado em 2019. 

saiba mais

Fronteira agrícola do MT com a Amazônia mandou 88,5% mais gado para SP em 2020

Abate de gado cai pelo segundo mês consecutivo em Mato Grosso

 

A redução no abate de bovinos coincide com a menor disponibilidade de animais no país em meio ao ciclo de alta da atividade pecuária e ao período de entressafra, quando há menor disponibilidade de pastagens e, portanto, de oferta de animais.

Paralelamente, os aumentos nos custos de reposição de alimentação animal neste ano também desestimularam o confinamento que garantiria a oferta neste período, o que levou alguns frigoríficos a suspenderem as atividades em unidades menores para reduzir custos operacionais. Desde o início do ano, apenas em junho os abates aumentaram em relação ao ano passado, segundo os dados do SIF.

saiba mais

Falta de gado para abate e aumento das exportações deixam carne bovina mais cara

Falta de gado e alta da arroba criam queda de braço pelo preço da carne

 

Aves e suínos

No caso de aves e suínos, os abates registrados pelo Ministério da Agricultura acumulam alta de 2,17% e 4,23%, respectivamente. Só em agosto foram 456,4 milhões de aves abatidas, volume 1,46% superior ao registrado há um ano, e 3,5 milhões de suínos, crescimento de 5,18%.

A inspeção do SIF, que abrange 147 abatedouros frigoríficos de aves e 89 de suínos, é um pré-requisito para acessar o mercado internacional. Só entre julho e setembro deste ano, o órgão já inspecionou 37 estabelecimentos interessados em se habilitar para exportar à China e outros países.
Source: Rural

Leave a Reply