(Foto: José Medeiros/ Editora Globo)
Os custos do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, caíram até 11%, segundo boletim logístico divulgado nesta quarta-feira (28/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o estudo, a queda é reflexo do fim das obras de pavimentação da BR-163 e representa um estímulo ao escoamento por esse corredor. A melhoria refletiu nas exportações de Mato Grosso e permitiu um aumento percentual significativo em 2020 em relação aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
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“O crescimento da participação dos portos no Arco Norte é uma realidade. Essas rotas não podem mais ser tratadas como alternativas, mas como solução para o escoamento da crescente produção agrícola do Brasil”, afirma o superintendente de logística operacional da Conab, Thomé Guth.
Ele observa que o menor custo dos fretes, a partir das melhorias na infraestrutura, influencia diretamente no aumento de embarques dos produtos agrícolas, principalmente milho e soja, pelos portos do Arco Norte.
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“Enquanto os produtores do cereal e da oleaginosa em Mato Grosso observavam preços de escoamento menores em setembro para os portos de Santarém (PA), Porto Velho (RO) e Itaqui (MA), além de Miritibuna, o trajeto para o porto de Santos (SP) teve acréscimo de 3%, quando comparado com os valores praticados no mesmo mês do ano passado", destaca.
Com o período da entressafra em Mato Grosso, as cotações de frete começaram a cair em setembro no Estado, diz a Conab. No entanto, mesmo com a queda, os valores estão em patamares mais elevados do que no ano anterior em certas rotas. "Esse arrefecimento controlado deve-se à movimentação ainda existente para o escoamento de milho e soja no Estado", ressalta a estatal.
Source: Rural