Skip to main content

(Foto: MDA/Divulgação)

 

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada nesta segunda-feira (26/10) no Diário Oficial, tornou mais fácil a obtenção de microcrédito rural por agricultores familiares com renda até 23 mil reais por ano e sem funcionários fixos. O órgão isentou os produtores nesta categoria de apresentarem as coordenadas geodésicas de sua propriedades para obtenção de financiamentos das linhas de Microcrédito Produtivo Rural e de atendimento a beneficiários da Reforma Agrária do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com o secretário de política agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris, a apresentação das coordenadas foi uma exigência instituída este ano e que vinha dificultando o acesso de agricultores de menor renda aos programas de financiamento para investimento. “Era uma burocracia maior que ficou interditando uma grande massa de agricultores que acabavam não tendo acesso a crédito em função dessa exigência que foi instituída”, aponta Rovaris. Segundo ele, cerca de 500 mil a 600 mil produtores acessam as linhas de microcrédito produtivo rural do Pronaf todos os anos, a maior parte do norte e nordeste do país.

“São linhas que normalmente financiam a aquisição de animais, como caprinos e gado leiteiro, e que antes precisavam de um especialista na área ambiental para fazer esse georreferenciamento”, explica o secretário de política agrícola da Contag. Dependendo do tamanho e da região onde esses produtores estão localizados, o custo para o realizar o referenciamento geográfico da propriedade pode passar de R$ 100 por hectare, sendo raro aqueles que possuem essa documentação – também exigida pelo Cadastro Ambiental Rural. “É uma retomada nova. Acho que um número significativo de produtores poderá aderir ao crédito fundiário sem essa burocracia”, comemora Rovaris.

saiba mais

CMN flexibiliza regras de crédito rural para pequenos produtores

 
Source: Rural

Leave a Reply