Skip to main content

(Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

 

As chuvas nos últimos 10 dias deram fôlego extra ao plantio da safra 2020/21 de soja. Levantamento da AgRural mostra que 23% da área estimada para o país estava semeada até quinta-feira (22/10) – era 8% uma semana antes.

Na prática, isso significa que os produtores brasileiros plantaram cerca de 5,6 milhões de hectares em apenas sete dias. Mesmo assim, ainda há atraso na comparação com o ano passado e a média de cinco anos.

saiba mais

Mercado internacional aumenta pressão sobre origem sustentável da soja brasileira

Estoques baixos, atraso no plantio e valorização externa impulsionam preços da soja

 

Quem mais avançou foi o Paraná, que agora lidera o plantio entre os Estados, com 51% da área já semeada. Mas o Estado precisa de chuvas generalizadas nos próximos dias para assegurar boas condições de germinação e desenvolvimento das lavouras, diz a AgRural.

O plantio também avançou em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os Estados ainda estão atrasados em relação ao ano passado, especialmente MT. Mas, com previsão de chuva nos radares, a expectativa é de que o ritmo aumente nos próximos dias.

saiba mais

Recuo nas vendas e alta demanda externa sustentam preço do milho em outubro

 

 

Milho

Já o plantio da primeira safra de milho chegou, na quinta-feira (22/10), a 46% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 44% uma semana antes e 51% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos se concentram nos três Estados do Sul. 

Segundo a AgRural, as lavouras vão bem no Paraná, mas Rio Grande do Sul e Santa Catarina precisam de chuva com urgência para limitar a perda de potencial produtivo, que já se percebe em áreas semeadas em agosto e setembro.
Source: Rural

Leave a Reply