Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (19/10) no site da Globo Rural.
Fogo no Pantanal
(Foto: José Medeiros/Editora Globo)
O número de focos de incêndio no Pantanal mais do que quintuplicou nos primeiros 18 dias de outubro na comparação com o ano passado. Em 2020, já são 2.620 casos contra 488 no mesmo período de 2019. Além disso, a quantidade de focos nos primeiros 18 dias de outubro deste ano já supera o registrado em todo o mesmo mês de 2019.
Previsão do tempo
(Foto: Getty Images)
Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e, possivelmente, São Paulo devem ter volumes de chuva relativamente bons nesta segunda-feira (19/10). Segundo a Rural Clima, há áreas de instabilidade sobre a região central do Brasil, e a semana será marcada por chuvas diárias sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, sempre na forma de pancadas irregulares. Confira a previsão do tempo completa para a semana.
Importação de soja e milho
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
O governo federal decidiu zerar a taxa de importação de soja e milho até 2021. A medida, que teve aval do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), visa equilibrar a oferta dos produtos no mercado interno e vale até 15 de janeiro para a soja e até 31 de março para o milho.
Indústria reconhece necessidade da importação
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Representantes da indústria de frango e suíno avaliaram de forma positiva a decisão do governo federal de zerar a tarifa para a importação de soja e milho de fora dos países do Mercosul. Produtores de grãos também disseram considerar a medida necessária, mas fazem ressalvas. A ABPA pede liberdade de importações enquanto Aprosoja Brasil faz a ressalva de que medida do governo deve ser temporária.
Acordos Brasil/EUA
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (19/10), que representantes do Brasil e dos Estados Unidos concluíram, há poucos dias, as negociações de três acordos demandados por empresários dos dois países, de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e anticorrupção. “Esse pacote triplo será capaz de reduzir burocracias e trazer ainda mais crescimento ao nosso comércio bilateral, com efeitos benéficos também para o fluxo de investimentos”, disse.
Plantio da soja
(Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)
O plantio de soja no Brasil avançou na última semana, após as chuvas registradas a partir da última quarta-feira (14/10) e ocupa agora 8% da área estimada, ante 3,4% na semana anterior, segundo a AgRural. O índice é o menor registrado na metade de outubro nos últimos dez anos.
Férias coletivas por falta de gado
(Foto: JBS/Divulgação)
Após 20 dias parado, o frigorífico da Marfrig em Chupinguaia (RO) decidiu ampliar por mais dez dias as férias coletivas concedidas neste mês. Em comunicado enviado aos funcionários, a empresa afirma que iniciará testes de Covid-19 para a retomada das operações de 26 de outubro a 3 de novembro, completando 30 dias de paralisação.
Mercado de biológicos
(Foto: Koppert/Divulgação)
A Koppert Biological Systems, empresa especializada na produção de produtos biológicos para a agricultura, anunciou nesta segunda-feira (19/10) a criação de um hub de inovação voltado exclusivamente para o mercado de produtos biológicos no Vale de Piracicaba (SP), região que congrega grande parte das agtechs no país. Objetivo da empresa é criar polo para desenvolver novos produtos, agricultura de precisão e tecnologias para adoção de controles biológicos.
Peste suína africana
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 236 novos surtos de peste suína africana foram notificados no mundo entre os dias 2 e 15 de outubro, ante 313 casos verificados no levantamento anterior. Número total de surtos em andamento no mundo subiu de 7.429 para 7.522, informou a Organização Mundial de Saúde Animal.
Source: Rural