Mário Lanznaster estava à frente da cooperativa desde 2007. (Foto: Divulgação)
A Cooperativa Central Aurora Alimentos confirmou, na manhã deste domingo, por meio de comunicado, o falecimento de seu presidente Mário Lanznaster, aos 80 anos de idade. Mário exercia o cargo à frente da cooperativa desde 2007, estava em seu quarto mandato e de acordo com a empresa de assessoria de comunicação da Aurora, trabalhou normalmente até o dia 11. Conhecido de todo o setor, o líder cooperativista lutava contra um tumor no fígado desde 2018.
Nascido no município catarinense de Presidente Getúlio, Lanznaster era formado em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um produtor de suínos. Além de gerir a Aurora, era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Considerada uma das maiores cooperativas do Brasil, a Aurora obteve uma receita líquida de R$ 8,2 bilhões em 2018, ano em que foi premiada no Melhores do Agronegócios, pela revista Globo Rural. Com sede em Chapecó (SC), a cooperativa foi fundada em 1969 e conta com 28 mil funcionários.
saiba mais
Aurora diz que suspensão de vendas após caso de Covid visa dar "conforto" à China
Frigorífico envovido em suposto caso de Covid no frango é liberado por autoridades de Hong Kong
Source: Rural