Skip to main content

(Foto: JBS/Divulgação)

 

 

O Ministério Público do Trabalho informou nesta terça-feira (13/10) que abriu ação civil pública contra dois frigoríficos da JBS em Itapiranga, no extremo oeste de Santa Catarina, depois de constatar que a empresa apresentou 442 casos confirmados da doença, sendo 342 casos em uma unidade de aves e outros 100 casos na de suínos.

Segundo os procuradores do trabalho que conduziram a investigação, a JBS deixou de afastar 181 casos suspeitos na sua planta de abate de suínos e 222 na de aves, além de ter afastado tardiamente outros 144 trabalhadores no município.

saiba mais

Baixo custo da mão de obra atrasa avanço da automação em frigoríficos do Brasil

Diferente do Brasil, Argentina proíbe frigoríficos com casos de Covid-19 de exportarem

 

 

“Os dados por si só impactantes, existem em um contexto em que a empresa se recusa a aplicar testes em seus empregados. Conforme expressamente informado na audiência administrativa realizada em 12/08/2020, a ré não custeou nenhum teste para detecção da Covid-19, até a presente data, tendo sido todos custeados pelo SUS”, aponta a petição inicial, protocolada na Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste.

Trata-se da 18ª ação do MPT contra a JBS desde o início da pandemia de Covid-19 relacionada à falta de medidas de prevenção e controle da doença. Além dos casos suspeitos, a empresa também é acusada de realizar afastamentos por período inferior a 14 dias e de manter em atividade funcionários com fatores de risco para a doença.

saiba mais

Frigoríficos alertam que MT corre risco de não ter gado para abate a partir de 2021

Trabalhadores de frigoríficos temem demissões após férias coletivas por falta de gado

 

 

Segundo levantamento do MPT junto a dados do Ministério da Saúde, os frigoríficos da JBS tinham 5.657 casos confirmados de Covid-19 entre seus empregados no país até o último dia 31 de agosto, sendo 1.213 casos e três óbitos em Santa Catarina.

Na ação, os procuradores requerem a testagem de todos os empregados, a implantação efetiva de medidas de vigilância ativa e de prevenção, como a troca de diárias de máscaras e o distanciamento mínimo na produção, sob multa de R$ 50 mil ao dia, por cláusula descumprida, além de indenização por danos morais coletivos em valor não inferior a R$ 15 milhões.

saiba mais

Após seis meses de pandemia, frigoríficos ainda resistem a adotar medidas de proteção

Trabalhadores cogitam greve caso Covid-19 não seja contida nos frigoríficos brasileiros

 

 

“A conduta da empresa integrante do Grupo JBS é temerária ao voluntariamente optar pela manutenção de trabalhadores que apresentam sintomas compatíveis com a Covid-19 em atividade, pondo em risco a saúde de todos os demais trabalhadores da unidade, na medida em que viabiliza a contaminação em grande escala”, aponta o MPT.

Contraponto

Em nota, a JBS afirmou que não comentará o caso e que sua prioridade é "garantir a proteção dos seus colaboradores, adotando protocolos rígidos para o enfrentamento da Covid-19". Segundo a empresa, as medidas de controle, prevenção e segurança adotadas em todas as suas unidades incluem o afastamento imediato de funcionários com diagnóstico de Covid-19 até seu restabelecimento.

"A empresa também realiza busca ativa e afasta preventivamente todos os suspeitos, além de realizar o monitoramento permanente de todos e a sistemática desinfecção nas suas unidades", ressalta a JBS.
Source: Rural

Leave a Reply