Skip to main content

(Foto: Secretaria da Agricultura do RJ/Divulgação)

 

 

 

A Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro confirmou que 25 pacotes de sementes desconhecidas vindos da China foram entregues pelos Correios no Estado.

Do total, 19 foram recolhidos em Niterói, quatro na capital, um em Resende e um em Cantagalo. A pasta, que trabalha em parceria com o Ministério da Agricultura, recomenda que os pacotes não sejam abertos.

saiba mais

Governo brasileiro investiga remessa de sementes ilegais da China para quatro Estados

 

 

Segundo a Secretaria de Agricultura, o grande risco de usar as sementes é a possibilidade de introdução de espécies vegetais exóticas que causem algum tipo de desequilíbrio ou, ainda, de pragas e doenças inexistentes no Brasil.

"As sementes não devem ser manuseadas, plantadas e descartadas no lixo comum. É preciso contatar o Ministério da Agricultura ou a Defesa Agropecuária estadual para recolherem o material e enviar ao laboratório para análise. Não podemos deixar que ameaças fitossanitárias prejudiquem a produção fluminense", afirmou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

saiba mais

China vai cooperar com investigações sobre sementes desconhecidas enviadas ao Brasil

 

Por isso, a orientação é que casos suspeitos sejam informados imediatamente. Os contatos podem ser feitos via WhatsApp (21-98164-2632), e-mail (gab-rj@agricultura.gov.br ou sda@agricultura.rj.gov.br) ou telefone fixo (21-3607-6035).
Source: Rural

Leave a Reply