Skip to main content

Trator foi um dos itens mais procurados pelos usuários da plataforma online OLX em agosto (Foto: Divulgação)

 

As vendas online de tratores usados aumentaram 12,3% na plataforma OLX em agosto. O crescimento em relação ao mesmo período de 2019 é reflexo da pandemia, segundo Andries Oudshoorn, CEO da empresa de compra e venda, em entrevista exclusiva a Globo Rural.

Na mesma comparação, outros segmentos registraram aumentos expressivos de vendas pela plataforma online. Entre os de maior crescimento, estão bezerros, 130,5%; pintinhos, com alta de 117,3%; e carneiros, com avanço de 95,5%. Já de agosto em relação a janeiro, na pré-pandemia, houve aumento de 80% nas vendas de tratores e máquinas agrícolas.

“O agronegócio é um setor gigantesco, mas ainda está offline e começando a migrar para o online. Implementos, máquinas, gado e muita coisa do setor pode ser anunciada online. O agro vem crescendo [nas vendas virtuais] e nesse momento de pandemia a gente viu um crescimento muito forte”, relata Oudshoorn.

Procura

As vendas são resultado da maior procura. Em agosto de 2020, termos ligados ao setor do agronegócio, incluindo máquinas, equipamentos, gado, bezerros e galinha, cresceram 56%, em relação a agosto anterior.

De acordo com a OLX, o termo que teve maior crescimento na procura na categoria agro foi “cavalo”, que registrou alta de 211,4%. Em segundo lugar, ficaram “pintinhos”, com aumento de 157,9%, e “aves” com crescimento de 124,6%. Já no acumulado do ano, os tratores lideram o ranking dos termos mais procurados dentro da categoria em 2020, sendo responsáveis por 19% das buscas.

saiba mais

Valor de mercado de 44% das startups do agro cresceu na pandemia, revela levantamento

Uso de estratégias para vendas digitais cresce no agronegócio em tempos de pandemia

 

Andries Oudshoorn acredita que o setor do agronegócio é bem avançado no uso de tecnologias, e isso tende a se refletir também na forma de comercialização. Ele explica que a OLX foi criada como uma plataforma de compra e venda online com foco no interior, já que “regiões mais afastadas tendem a ser menos atendidas pelo comércio físico”.

Com esta característica, Oudshoom está confiante que cada vez mais o público rural se acostume ao comércio online, vendo que é possível “negociar entre diferentes regiões, algo que o comércio convencional não possibilita”, ele estima.
Source: Rural

Leave a Reply