Skip to main content

Seguro-defeso terá novo sistema de cadastro (Foto: Vincent Desjardins/CCommons)

 

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, disse, na quinta-feira (1/10), que o governo identificou pelo menos R$ 133 milhões em suspeitas de fraudes do seguro-defeso, valor que é pago aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida. Segundo ele, o número é preliminar e deve passar por auditoria em dezembro.

“São pessoas que conseguem invadir o sistema, se cadastrar indevidamente no seguro-defeso e não era checado”, disse seif, durante a transmissão semanal do presidente Jair Bolsonaro pelas redes sociais. “Vamos auditar o valor exato, mas já é um número para comemorarmos", acrescentou.

saiba mais

Abertura de novos mercados faz Brasil mirar protagonismo em peixes de cultivo até 2022

Habilitações da China animam setor de piscicultura

 

Seif disse ainda que já está em fase de validação e homologação um novo sistema de cadastros de pescadores para a obtenção do seguro-defeso. E apelou que pessoas que tenham o cadastro, mas não estão na atividades pesqueira, que entrem em contado com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), e façam a retirada voluntária, para evitar futuras sanções.

“Queremos que todos os pescadores legítimos brasileiros recebam o seguro-defeso. O que não dá é para mecânico, dono de supermercado, motoboy, pessoa que já tem sua renda, já ganha seu dinheiro não pode estar sendo inscrito como pescador, porque isso é uma irregularidade, é até um crime”, disse ele.

Rastreabilidade

Seif comentou ainda que o governo federal está fechando uma parceria com o sistema Google Fish Watch, com o objetivo de aumentar a rastreabilidade da produção de pescados do Brasil. Segundo o secretário de Aquicultura e Pesca, a iniciativa ajudará o Ministério do Meio Ambiente (MMA) na fiscalização, além de trazer mais segurança para o pescador.

“A gente agrega valor, consegue exportar para vários países que hoje não conseguimos porque exige essa certificação e hoje estamos muito próximos de fechar uma parceria com a Global Fish Watch”, afirmou, ao dizer que a medida era aguardada por todo o setor produtivo.

Águas da União

O secretário de Aquicultura e Pesca disse ainda que já foram assinados 148 contratos de cessão de uso de águas da união para a produção pesqueira desde as mudanças na legislação sobre o assunto. Jorge Seif afirmou que os empreendimentos somam uma capacidade total de 250 mil toneladas de peixes.

“Começa com pequenas produções e vai crescendo. O Brasil tem todas as condições, reunimos todas as qualidades para ser um protagonista, um dos principais produtores de pescado do mundo. E ainda somo importadores”, afirmou Seif.
Source: Rural

Leave a Reply