Skip to main content

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

A alta na demanda e no preço do arroz tem se refletido no transporte de cargas. Levantamento da Cargo X, marketplace de fretes que atende 10 mil embarcadores, 20 mil empresas de transportes e 400 mil caminhoneiros, aponta que o carregamento do grão cresceu 58% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

“Entre os motivos está o fato de que, em agosto, tivemos preços impulsionados pelo dólar, baixa oferta e alta demanda externa e interna”, afirma Federico Vega, CEO da Cargo X. A plataforma ainda observou um aumento de 103% nos fretes para soja e 59% nos carregamentos de milho. No geral, o incremento verificado foi de 87%.

saiba mais

5 motivos que fizeram o preço do arroz disparar no Brasil

Preço recorde do arroz beneficia menos de 30% dos produtores

 

O estudo cita, ainda, que os fretes com destino aos portos cresceram entre janeiro e agosto para arroz (188%), soja (142%), trigo (223%) e açúcar (186%). Já os fretes com origem no porto tiveram alta para arroz (103%), soja (133%) e açúcar (59%), com queda de 38% para o trigo. A média de valor, por frete, ficou em R$ 4 mil nos portos.

O mapeamento também cita que, em 2020, a maior demanda por fretes ocorreu em julho (23%), seguido por março (22%) e agosto (19%). A soja foi o principal produto transportado, com 43% dos fretes, seguida pelo milho (35%), trigo (12%), açúcar (6%) e arroz (4%).

saiba mais

Maior produção em 2021 não garante queda no preço do arroz no Brasil

 

Com a reabertura gradual da economia, a Cargo X registrou, entre junho e agosto, um crescimento de 23% na oferta de cargas de maneira geral. Os principais setores que demandaram o transporte, na comparação com os meses de janeiro a março, pré-pandemia, foram higiene (58%), metais (53%) e alimentos/bebidas (42%).

De abril a maio, quando a pandemia de Covid-19 afetou fortemente o mercado de logística e transportes, a empresa constatou uma redução de 23% na disponibilidade de fretes lotação e no número de caminhões que circulavam pelas cidades. Por outro lado, o e-commerce cresceu e, com ele, a disponibilidade de cargas fracionadas.

saiba mais

Liberação de importação de arroz não deve reverter alta no mercado interno

 

“O impacto da crise fez com que as transportadoras e os caminhoneiros tivessem que buscar fretes mais proativamente em empresas de transporte, principalmente no ambiente online. Isso pode ser observado pelo aumento do número de caminhoneiros (4.590%) e transportadores (1.366%) que buscaram a Cargo X, ao mesmo tempo em que a economia atingia fortes indícios de queda”, ressalta Vega.
Source: Rural

Leave a Reply