Skip to main content

(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) divulgou nota, nesta quarta-feira (23/9), comemorando a notícia de que o presidente jair Bolsonaro autorizou a contratação de 140 veterinários aprovados no último concurso para a carreira, em 2018. O pedido foi feito pelo Ministério da Agricultura em julho, diante do aumento das exportações do setor de proteína animal e ao afastamento de parte do quadro de auditores fiscais com fatores de risco para a Covid-19.

“O serviço está muito estrangulado, principalmente com o afastamento de alguns colegas em função do grupo de risco da covid-19. Os profissionais que estão chegando vão permitir que a gente mantenha o controle necessário à saúde pública e a segurança e qualidade dos produtos, que são verificadas pelos Affas, tanto para o mercado interno quanto para as exportações”, apontou, em nota, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA-Mapa) e auditor fiscal agropecuário de carreira, José Guilherme Leal.

saiba mais

Ministério da Agricultura anuncia nomeação de 140 novos fiscais agropecuários

 

Segundo informações do Anffa Sindical, Leal afirmou que a os trâmites para alocação das vagas já estão adiantados e o processo de convocação dos veterinários será feito o mais rápido possível. De acordo com um estudo realizado em 2018 pela SDA, o serviço de  inspeção federal apresentava um déficit de 1.620 auditores fiscais, mas apenas 400 foram contratados desde então.

“O Anffa Sindical defende há anos a contratação dos 140 veterinários como forma de mitigar o déficit de servidores na fiscalização agropecuária. O sindicato realizou reuniões com o Mapa para discussão da medida, enviou ofícios ao Ministério da Economia pedindo sua aprovação e vem trabalhando pela divulgação da importância desses profissionais e de um serviço de fiscalização de qualidade”, lembra o Sindicato em nota.
Source: Rural

Leave a Reply