Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

O governo federal anunciou a criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. O objetivo é diminuir o desperdício de alimentos e garantir o direito à alimentação adequada. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (18/9) no Diário Oficial da União.

A rede deverá promover a troca de experiências e qualificação dos bancos de alimentos e no fomento de pesquisas e de ações educativas destinadas à segurança alimentar e nutricional.

saiba mais

Ministério da Agricultura admite discussão interna para mudar Guia Alimentar

5 motivos que fizeram o preço do arroz disparar no Brasil

 

Os bancos de alimentos são estruturas físicas ou logísticas que fazem captação ou recepção e distribuição gratuita de alimentos doados pelos setores público ou privado, para serviços de assistência social e instituições de ensino, por exemplo.

Podem participar da rede os bancos sob a gestão dos entes federativos, das centrais de abastecimento, dos serviços sociais autônomos e das organizações da sociedade civil.

saiba mais

Preço de frutas e hortaliças sobe na maioria das capitais

Maracujá-alho mostra resultado promissor para controlar tremores do mal de Parkinson

 

O comitê gestor da rede terá um membro do Ministério da Cidadania, que o presidirá, um da Embrapa, um da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), três de bancos de alimentos sob gestão pública, três de organizações da sociedade civil que atuem como bancos de alimentos e um do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Será realizada uma chamada pública para selecionar as entidades públicas e as organizações da sociedade civil que terão direito ao mandato de quatro anos no comitê gestor.
Source: Rural

Leave a Reply