Skip to main content

Embrapa oferece curso que aborda produção de hortaliças na Amazônia (Foto: Felipe Santos da Rosa/Embrapa)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece nesta semana dois cursos on-line e gratuitos sobre hortaliças na Amazônia e técnicas de fruticultura.

O primeiro começa já nesta terça-feira (15/9), às 13h30. O curso sobre fruticultura será ministrado em quatro lives no canal da Embrapa no YouTube. As transmissões ocorrem até 24 de setembro e cada aula corresponde a um módulo. 

saiba mais

Embrapa lança calendário que orienta produção de fruteiras na Amazônia

 

Já na quarta-feira (16/9), a Embrapa Amazônia Ocidental promove um curso sobre a produção de hortaliças na Amazônia. Chamada de “Tecnologias para a olericultura na Amazônia: Cálculos e preparo de soluções nutritivas”, a capacitação tem carga horária de 4 horas. Neste curso, é preciso fazer uma inscrição para participar.

A seguir , saiba mais sobre cada curso:

Fruticultura

Divulgação do curso sobre técnicas de fruticultura da Embrapa (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Os quatro encontros virtuais serão mediados pela engenheira agrônoma e ecóloga da Emater/RS-Ascar Patrícia Grinberg. O evento on-line substitui o Dia de Campo da Fruticultura, que ocorria anualmente no parque da Expoagro Afubra e foi cancelado neste ano em função da pandemia do novo coronavírus.

Nas lives são abordados temas como implantação e manejo de pomares (15/9), doenças em viticultura (17/9), mosca-das-frutas (22/9) e as culturas da amora-preta e do mirtilo (24/9). As transmissões serão realizadas a partir das 13h30.

Segundo a Embrapa, o objetivo do curso é difundir e ampliar a fruticultura como alternativa rentável e de diversificação. O foco é capacitar produtores e técnicos da região do Vale do Rio Pardo (RS), mas o curso terá linguagem acessível e não se restringe à localidade.

saiba mais

Isolamento social impulsiona mercado de jardinagem e hortas domésticas no Brasil

 

Hortaliças na Amazônia

Ministrado por Rodrigo Berni, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, o curso focará an produção de hortaliças em sistema hidropônico e em sistemas de cultivo protegido, que têm como principal objetivo diminuir a incidência de doenças e obter um controle mais preciso da nutrição mineral.

Entre os temas abordados, estão: hidroponia e soluções nutritivas; sistemas de cultivos hidropônicos, tipos de condução de solução nutritiva, monitoramento de solução nutritiva, nutrição mineral, automatização da irrigação; preparo de soluções nutritivas; formulações recomendadas ou básicas; e uso de softwares livres para formulação de solução nutritivas.
Source: Rural

Leave a Reply