Skip to main content

 (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (10/9) no site da Globo Rural.

Maior produção de grãos da história

 (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A safra brasileira de grãos 2019/20 fechou com um recorde histórico de 257,8 milhões de toneladas produzidas, com destaque para a soja, o milho e o algodão. Esse volume é 4,5% ou 11 milhões de toneladas superior ao do ciclo passado. A evolução deve-se ao aumento de 4,2% na área plantada, aliado ao ganho de 0,3% na produtividade.

Preço do arroz deve cair

(Foto: Irga/Divulgação)

 

A decisão do governo brasileiro de liberar uma cota 400 mil toneladas para a importação de arroz livre de tarifas deve criar um novo teto para a cotação máxima do grão no mercado interno, cujos preços atingiram patamares recordes este mês.

A Conab acredita que a isenção gerará efeitos sobre o mercado brasileiro no curto prazo, mas sem comprometer as margens dos produtores.

Produtores x Preço do arroz

 (Foto: Abiarroz)

 

Em entrevista ao Jornal da CBN na manhã desta quinta-feira (10/9), o editor-chefe da Revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, destacou que os agricultores não podem ser culpados pelo aumento no preço do arroz. Ouça a entrevista completa. 

Lucros com arroz

(Foto: Ernesto de Souza / Editora)

 

O preço recorde para o arroz no mercado interno brasileiro, impulsionado pelo aumento das exportações e do consumo interno com a pandemia de Covid-19, não terá efeitos uniformes sobre os produtores brasileiros. Com boa parte da safra 2019/2020 já vendida – o que explica a baixa oferta e a acentuada alta das cotações nas últimas semanas – a valorização tem gerado ganhos para apenas 30% dos rizicultores, segundo avaliação do presidente da Federação dos Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.

Queda no abate e de captação de leite

 (Foto: Divulgação)

 

O abate de bovinos no Brasil totalizou 7,3 milhões de cabeças no segundo trimestre deste ano, 8% a menos que no mesmo período em 2019 e 0,3% abaixo do registrado nos primeiros três meses do ano. É o volume mais baixo para um segundo trimestre desde 2011, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A instituição registrou também uma aquisição de 5,76 bilhões de litros de leite cru entre os meses de abril e junho de 2020, 1,7% a menos que no mesmo período em 2019 e 9,3% a menos que nos primeiros três meses deste ano.

Abate de suínos sobe

(Foto: National Pork)

 

O abate de suínos totalizou 12,10 milhões de suínos no segundo trimestre deste ano, aumento de 6,2% em comparação com o mesmo período no ano passado e 1,8% a mais que nos primeiros três meses deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10/9) pelo IBGE. 

Já o abate de frango caiu 1% em comparação com o segundo trimestre de 2019 e 6,8% em relação ao primeiro trimestre deste ano, de acordo com a instituição. 

Morre touro que gerou R$1,5 mi em negócios

 (Foto: CRV Lagoa/Divulgação)

 

O touro Tradição Conan, reprodutor da raça angus, morreu devido a problemas de saúde. O animal, um dos destaques da bateria Corte Europeu, teve 105 mil doses de seu sêmen comercializadas, com faturamento total de R$ 1,5 milhão.

Foco de peste suína na Alemanha

(Foto: Ernesto de Souza/Ed.Globo)

 

O Ministério da Agricultura e Alimentação da Alemanha afirmou nesta quarta-feira (9/9) que um javali selvagem encontrado morto foi diagnosticado com Peste Suína Africana (ASF, na sigla em inglês) no estado de Brandemburgo, ao leste do país, próximo da fronteira com a Polônia. 

Recursos genéticos do Brasil

 (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com sede em Brasília (DF), estão realizando uma ampla pesquisa para atualizar o banco de dados sobre genética vegetal no Brasil. As informações serão compiladas em um relatório de nível nacional e irão compor uma base mundial reunida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply