Skip to main content

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

O diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Silvio Farnesi, classificou nesta quinta-feira (10/9) a forte alta no preço do arroz observada nos últimos meses como um movimento saudável de mercado importante para garantir maiores rentabilidades aos produtores – há mais de cinco safras tendo prejuízo com a atividade, o que levou à uma redução de 40% na área plantada desde 2010.

“O lucro é sempre o melhor adubo para todas as atividades. Portanto, as rentabilidades que o setor consegue obter neste momento são muito importantes para que isso robusteça o setor produtivo e, no ano que vem, talvez estejamos conversando com uma safra bem mais elevada”, explicou Farnesi. Segundo ele, o Ministério da Agricultura acompanha com cuidado o atual momento e descarta risco de desabastecimento.

saiba mais

Com incentivo à importação, preço do arroz deve cair já nas próximas semanas

Economia confirma decisão da Camex de zerar alíquota de importação de arroz

 

 

 

“O mundo não acabará em 2020. Temos o ano que vem e os  próximos para contar com o produtor para abastecer nossas mesas”, destacou Farnesi ao lembrar outras crises de preço registradas no país desde 2019, como a alta da carne e do feijão.

“Não há momento de pânico. É momento de serenidade, contando que nós, como Ministério da Agricultura, estamos fazendo o que é possível”, completou o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da pasta.

saiba mais

Maior produção em 2021 não garante queda no preço do arroz no Brasil

Liberação de importação de arroz não deve reverter alta no mercado interno

 

 

 

Na quarta-feira (9/9), o Ministério da Economia, a pedido do Ministério da Agricultura, retirou a tarifa de importação para uma cota de até 400 mil toneladas de arroz até dezembro deste ano. Segundo Farnesi,a medida será suficiente para garantir o abastecimento durante a entressafra.

“Estamos olhando com muito cuidado este momento, olhando a questão de inflação, que é muito interessante no Brasil. Já tivemos momentos inflacionários passados que nos assustaram. Estamos longe de reviver aqueles momentos”, concluiu Farnesi.

saiba mais

Brasil alcança maior produção de grãos da história na safra 2019/2020

Alta no preço do arroz pode fazer produtor aumentar área plantada na safra 2020/21

 

 

Segundo o diretor presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Bastos, o preço dos alimentos no mercado interno brasileiro já atingiu seu “ponto máximo” e deve apresentar estabilidade a partir do próximo mês.

“A Conab tem acompanhado com muito empenho a evolução dos preços dos produtos da cesta básica e a evolução do índice de inflação dos produtos alimentícios. Acreditamos que os preços estão no seu ponto de máximo e que no próximo levantamento o cenário já apresente melhor estabilidade”, completou Bastos.

saiba mais

Governo fará preço do arroz cair e não haverá falta nos supermercados, diz ministra

 

 
Source: Rural

Leave a Reply