Skip to main content

(Foto: AFP)

 

O presidente a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, criticou nesta terça-feira (1/9) os rumos da política ambiental do país, desaprovado internacionalmente pelo crescimento do desmatamento ilegal na Amazônia. 

Em entrevista ao CBN Agronegócios, Britto afirmou que o Brasil sofre com um “desgoverno ambiental”, prejudicando a imagem dos produtores comprometidos com uma agropecuária mais sustentável.

saiba mais

Insegurança jurídica e lentidão para licenciamento afastam investimentos na Amazônia

Ricardo Salles cobra maior participação privada na Amazônia

 

“Nós estamos avançando muito no que tange ao agronegócio, mas muito pouco no que tange às ilegalidades e à criminalidade que continuam assolando a Amazônia na grilagem, no desmatamento ilegal, no garimpo ilegal, nas contaminações de fluxos de água, etc”, apontou o executivo. “Essa é a parte que o agronegócio não pode fazer nada porque cabe à polícia, aos governos e à Justiça também, que não pode ser isentada de sua responsabilidade”, completou.

Membro da iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia”, que reúne pesquisadores, representantes do setor privado e da sociedade civil, Brito defendeu a elaboração de políticas para o desenvolvimento financeiramente sustentável do bioma amazônico e uma aliança formada com outros setores econômicos.

Não dá mais pra gente olhar pro desenvolvimento da Amazônia puramente pelo aspecto ambiental ou social. Nós temos que incluir o econômico

Marcello Brito, presidente da Abag

 

“Existe a famosa bioeconomia da floresta em pé, mas dentro da Amazônia também tem agronegócio, mineração, óleo e gás, serviços – 41% do PIB da Amazônia vem de serviços”, destacou o presidente da Abag ao apontar atrasos estrutura pública de regularização e fiscalização na região.

“Entre o legal e o ilegal da Amazônia, você tem um enorme espaço ocupado pelo informal e, dentro desse informal, tem gente que é informal porque não consegue ser formal, não consegue vencer a máquina pública para ser legal”, ponderou.

Ouça a íntegra da entrevista

Com mais de 100 participantes, a iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia” realizou três reuniões até o momento e pretende encontrar alternativas para o desenvolvimento sustentável dos setores econômicos presentes no bioma. 

“A Concertação é um fórum de diálogo para que todos possam trazer a sua voz para ver como a gente consegue sair desse marasmo onde estamos parados há 30 anos transformando uma região rica em algo miserável. Não dá mais pra continuar assim”, conclui Brito.

saiba mais

Pesquisa mostra que 83% dos brasileiros estão insatisfeitos com preservação da Amazônia

 
Source: Rural

Leave a Reply