Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (1/9) no site da Globo Rural.

PIB agropecuário cresce

 (Foto: Getty Images)

 

Em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia brasileira, a agropecuária brasileira registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. 

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que setor foi o único a manter resultados positivo em um período de forte contração da atividade econômica. 

Projetos podem enfraquecer Código Florestal

 (Foto: Cristiano Martins / Arquivo / Ag. Pará )

 

Principal argumento do Brasil diante das cobranças internacionais relacionadas ao meio ambiente, o Código Florestal aprovado em 2012 e considerado um dos mais rígidos do mundo tem pelo menos 56 propostas de alteração em tramitação no Congresso – sete delas com potencial de enfraquecer legislação ambiental no país. É o que aponta levantamento realizado por pesquisadores da Climate Policy Iniciative (CPI). 

Mais de 1 milhão de focos de queimada

(Foto: Christian Braga/Greenpeace)

 

Entre os dias 1º e 31 de agosto, o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental (Inpe) ultrapassou a marca de 1 milhão de focos de queimadas em todo o Brasil, considerando todos os satélites disponíveis na plataforma. Ao todo, foram 1.105.886 detecções. A Amazônia foi o bioma mais prejudicado, com 661.890 queimadas, o que representa 59,9% do total.

Embrapa ultrapassa 10 mil testes de Covid

(Foto: Lucas Scherer Cardoso)

 

Nos últimos dois meses, a equipe da Embrapa Suínos e Aves realizou mais de 10 mil testes da Covid-19. Foram 5.484 testes em julho e 4.591 em agosto, até o dia 28. São cerca de 250 análises por dia pela equipe da unidade de suínos e aves. 

Contratação de novos fiscais

 (Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

A Procuradoria Geral da Fazenda (PGF) acatou pedido do Ministério da Agricultura e reconsiderou entendimento sobre os efeitos da Lei Complementar  nº 173, que suspende a realização de concurso e a abertura de novas vagas em função da pandemia de Covid-19. A nova interpretação permite que a pasta convoque os 140 fiscais agropecuários aprovados no último concurso para a carreira realizado em 2017.

Exportação de açúcar cresce

 (Foto: Thinkstock)

 

O Brasil exportou em agosto 3,474 milhões de toneladas de açúcares e melaços, 118% mais que o volume embarcado em igual mês de 2019, de 1,589 milhão de toneladas. Os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) foram divulgados nesta terça-feira (1/9).

Rejeição à taxa sobre arroz importado

(Foto: Irga/Divulgação)

 

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) informou nesta terça-feira (1/9) que o setor produtivo rejeita a possível isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado. Medida foi sinalizada pelo governo como forma de beneficiar o consumidor interno. 

Veto à liberação automática de agrotóxicos

(Foto: Wikimedia Commons)

 

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram manter a suspensão parcial da Portaria 43, publicada em fevereiro deste ano pelo Ministério da Agricultura prevendo a aprovação tácita de defensivos e fertilizantes químicos no país. A medida, segundo o governo, visava regulamentar a Lei de Liberdade Econômica. 

Calendário de fruteiras na Amazônia

 (Foto: Ronaldo Rosa/Divulgação)

 

A Embrapa Amazônia Oriental (PA) lançou um calendário de fruteiras na Amazônia para orientar os produtores da região sobre o cultivo de 21 espécies frutíferas nativas, exóticas ou nacionais introduzidas. A ideia é auxiliar no planejamento da produção comercial e estimular o desenvolvimento local.
Source: Rural

Leave a Reply