Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (1/9) no site da Globo Rural.
PIB agropecuário cresce
(Foto: Getty Images)
Em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia brasileira, a agropecuária brasileira registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que setor foi o único a manter resultados positivo em um período de forte contração da atividade econômica.
Projetos podem enfraquecer Código Florestal
(Foto: Cristiano Martins / Arquivo / Ag. Pará )
Principal argumento do Brasil diante das cobranças internacionais relacionadas ao meio ambiente, o Código Florestal aprovado em 2012 e considerado um dos mais rígidos do mundo tem pelo menos 56 propostas de alteração em tramitação no Congresso – sete delas com potencial de enfraquecer legislação ambiental no país. É o que aponta levantamento realizado por pesquisadores da Climate Policy Iniciative (CPI).
Mais de 1 milhão de focos de queimada
(Foto: Christian Braga/Greenpeace)
Entre os dias 1º e 31 de agosto, o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental (Inpe) ultrapassou a marca de 1 milhão de focos de queimadas em todo o Brasil, considerando todos os satélites disponíveis na plataforma. Ao todo, foram 1.105.886 detecções. A Amazônia foi o bioma mais prejudicado, com 661.890 queimadas, o que representa 59,9% do total.
Embrapa ultrapassa 10 mil testes de Covid
(Foto: Lucas Scherer Cardoso)
Nos últimos dois meses, a equipe da Embrapa Suínos e Aves realizou mais de 10 mil testes da Covid-19. Foram 5.484 testes em julho e 4.591 em agosto, até o dia 28. São cerca de 250 análises por dia pela equipe da unidade de suínos e aves.
Contratação de novos fiscais
(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)
A Procuradoria Geral da Fazenda (PGF) acatou pedido do Ministério da Agricultura e reconsiderou entendimento sobre os efeitos da Lei Complementar nº 173, que suspende a realização de concurso e a abertura de novas vagas em função da pandemia de Covid-19. A nova interpretação permite que a pasta convoque os 140 fiscais agropecuários aprovados no último concurso para a carreira realizado em 2017.
Exportação de açúcar cresce
(Foto: Thinkstock)
O Brasil exportou em agosto 3,474 milhões de toneladas de açúcares e melaços, 118% mais que o volume embarcado em igual mês de 2019, de 1,589 milhão de toneladas. Os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) foram divulgados nesta terça-feira (1/9).
Rejeição à taxa sobre arroz importado
(Foto: Irga/Divulgação)
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) informou nesta terça-feira (1/9) que o setor produtivo rejeita a possível isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado. Medida foi sinalizada pelo governo como forma de beneficiar o consumidor interno.
Veto à liberação automática de agrotóxicos
(Foto: Wikimedia Commons)
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram manter a suspensão parcial da Portaria 43, publicada em fevereiro deste ano pelo Ministério da Agricultura prevendo a aprovação tácita de defensivos e fertilizantes químicos no país. A medida, segundo o governo, visava regulamentar a Lei de Liberdade Econômica.
Calendário de fruteiras na Amazônia
(Foto: Ronaldo Rosa/Divulgação)
A Embrapa Amazônia Oriental (PA) lançou um calendário de fruteiras na Amazônia para orientar os produtores da região sobre o cultivo de 21 espécies frutíferas nativas, exóticas ou nacionais introduzidas. A ideia é auxiliar no planejamento da produção comercial e estimular o desenvolvimento local.
Source: Rural