Skip to main content

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

 

A entrada de uma forte massa de ar polar no Rio Grande do Sul, que provocou queda brusca de temperatura e formação de geadas, preocupa os produtores gaúchos, devido aos atuais estágios de desenvolvimentos das lavouras de trigo, que estão mais suscetíveis às condições de frio.

As informações são do informativo semanal da Emater/RS-Ascar, empresa de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho. Os levamentos de campo mostram que 60% das lavouras de trigo estão em fase de desenvolvimento vegetativo, outras 31% em floração e 9% em enchimento de grãos. Nesta safra área cultivada com trigo cresceu 20,3% para 915 mil hectare, a maior dos últimos seis anos.

Os analistas da Emater relatam que na região de Ijuí, que responde por 28,5% da área cultivada, no último sábado já era possível visualizar os efeitos da geada, como a queimadura de folhas, branqueamento de espigas e danos nos colmos, principalmente próximo aos últimos entrenós.

Eles observam que ainda não é possível quantificar com precisão, mas estima-se que aproximadamente 50% da área cultivada na região atingida vai apresentar maior ou menor grau de dano, variando conforme a localização das áreas, o estádio fenológico e a intensidade do efeito da geada na cultura.

Na região de Santa Rosa, segunda maior produtora de tribo, com 23,7% da área cultivada, a expectativa de produtividade inicial de 3.090 quilos por hectare, diminuiu agora para 2.970 quilos por hectare, em virtude dos eventos climáticos ocorridos na semana. Na madrugada de sexta-feira e sábado ocorreu forte geada que provocou danos nas lavouras em floração e em início do enchimento de grão. A avaliação inicial é de queda de 3% na produtividade.

Na região de Frederico Westphalen, que responde por 12,3% da área cultivada, a cultura está com bom estande de plantas e apresentavam ótimo desenvolvimento após ter se recuperado do período de chuvas sucessivas, segundo os analistas. “No entanto, as mudanças recentes de tempo, com chuva forte, ventania e queda de granizo na última sexta-feira causaram tombamento em algumas áreas e deixaram o produtor em alerta, sendo necessário monitorar a cultura para verificar as eventuais perdas. Na sequência, as geadas também ampliam os riscos de perdas, a serem dimensionadas nos próximos dias.”

Na região Passo Fundo e Erechim, que responde por 7,8% do plantio, as geadas também produziram efeito nos cultivos. “Lavouras em floração são as mais afetadas, embora o nível de dano varie em intensidade. A geada ocasionou mortes de plantas, porém o maior dano é a queima de plantas, que irá prejudicar o seu desenvolvimento; até o momento ainda não é possível quantificar os prejuízos. O impacto é menor devido ao estágio de desenvolvimento das lavouras, menos suscetível aos efeitos do frio.”

Mais chuva

A previsão meteorológica para os próximos dias é de muita umidade e chuva de altos volumes em algumas regiões. Nesta quinta e sexta-feira, a presença de um cavado (região de baixa pressão alongada) sobre o Uruguai manterá a nebulosidade, com pancadas isoladas de chuva na região da Campanha e na Zona Sul. Nas demais regiões, o ar quente seguirá predominando, com temperaturas elevadas.

Entre sábado (29) e segunda-feira (31/08), o deslocamento de uma frente fria vai provocar precipitações na maioria das regiões, com possibilidade de chuva forte na Metade Sul. Na terça (1º) e quarta-feira (2), a propagação de área de baixa pressão provocará pancadas de chuva em todo Estado, com chance de temporais isolados sobre a Metade Sul. Os totais deverão ser inferiores a 10 mm no Noroeste Gaúcho, Alto Vale do Uruguai, no Planalto e na Serra do Nordeste.

Na faixa Central, região Metropolitana e no Litoral Norte os volumes oscilarão entre 30 e 50 mm. No restante do Estado, os valores esperados são mais elevados e oscilarão entre 60 e 100 mm. Na Campanha e Zona Sul, os totais deverão variar entre 120 e 150 mm na maioria das localidades e poderão alcançar até 200 mm em alguns municípios.
Source: Rural

Leave a Reply