Skip to main content

Fazenda Santa Vergínia Agro. Produção em modelo de IPF serve de base para carne carbono neutro (Foto: Divulgação)

 

A Marfrig investiu R$ 10 milhões para desenvolver uma carne carbono neutro em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O trabalho conjunto começou em 2018 e resultou em uma nova linha de carnes que chega ainda neste mês ao mercado. 

O conceito de carne carbono neutro foi elaborado pela Embrapa e consiste no produto obtido a partir do gado criado em sistema de integração pecuária-floresta (IPF) ou lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

saiba mais

Após uma década de Plano ABC, mensurar resultados e ampliar acesso são desafios

Adoção de ILPF em Mato Grosso pouparia quase 2,5 milhões de hectares de terras

 

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig, explica que, com o sistema silvipastoril o gado pasta à sombra, há maior qualidade do capim, e o abate é feito em animais mais jovens. “Então, você combina, em um sistema, árvores e pecuária. Oferece condições ambientais melhores para esse animal, e paralelamente melhor qualidade da carne como produto final”, resume.

No caso desta iniciativa da empresa com a Embrapa, a produção é feita ao longo de 3 mil hectares na fazenda Santa Vergínia Agro, localizada em Mato Grosso do Sul, próximo à divisa com São Paulo.

Segundo Pianez, ela é referência em IPF. E o que a difere de outros produtores do Brasil é a forma de destinação do eucalipto depois de colhido. “Para que haja a carne carbono neutro precisa assegurar que a destinação seja para madeireira ou movelaria, não pode ser para celulose, ser queimado”, explica.

Consumidor

Consumidores interessados na carne carbono neutro poderão encontrá-la, por enquanto, em apenas dez lojas da rede de supermercados Pão de Açúcar em São Paulo. Para isso, houve um abate entre sete e nove toneladas para o produto.

A entrada no mercado é tímida, segundo o diretor de sustentabilidade da Marfrig, pois ainda é um desafio explicar o conceito ao público. Mesmo assim, ele acredita que a aceitação deva ser rápida, inclusive porque o preço na gôndola deva ser intermediário entre a carne premium e convencional.

“A minha expectativa é de que num espaço de poucos meses esse consumidor comece a aprender o que a carne carbono neutro e que a gente passe a atender esse consumidor de causa, que busca carne de qualidade aliado às questões de sustentabilidade”, almeja Pianez.
Source: Rural

Leave a Reply