Skip to main content

(Foto: Reuters)

 

A França teve seu primeiro frigorífico com exportações suspensas para China nesta sexta-feira (21/8), em meio ao aumento do controle sanitário do país relacionado à Covid-19. De acordo com comunicado da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), a empresa de produção de carne bovina realizou a suspensão de forma voluntária e deve interromper os embarques das vendas realizadas desde o último dia 12 de agosto.

Além da suspensão francesa, o GACC também informou a reabilitação de dois frigoríficos de suínos da Holanda, autorizando os embarques a partir desta sexta-feira. As duas empresas haviam suspendido as exportações para a China de forma voluntária em julho. Com isso, o país retoma as exportação de quatro das seis unidades suspensas desde o início da pandemia.

saiba mais

Frigorífico de SC envolvido em caso de Covid-19 na China já registrou 196 casos da doença

Em reunião com entidades do Brasil, China pede controle da Covid-19 "desde a origem"

 

Ao todo, 44 frigoríficos de 15 países já tiveram exportações suspensas para a China desde o início da pandemia. Desse total, 29 foram de forma voluntária e 15 por decisão das autoridades chinesas. O país já reabilitou 14 empresas, cinco na Argentina, quatro na Alemanha, quatro na Holanda e uma no Brasil.

Até o momento, o Brasil tem seis frigoríficos com exportações suspensas para a China, a maior parte deles por iniciativa das autoridades chinesas. Em reunião com entidades representativas do agronegócio ontem (20/08), o embaixador da China no Brasil ressaltou que as interrupções momentâneas e pontuais das habilitações de frigoríficos brasileiros não deverão afetar o fluxo das trocas comerciais entre os dois países.

“São medidas temporárias que têm como objetivo minimizar os riscos de contágio com alimentos importados. Elas não visam o Brasil, não vão afetar a habilitação dos frigoríficos brasileiros, e tampouco terão impacto substancial no comércio bilateral”, assegurou o diplomata.
Source: Rural

Leave a Reply