Skip to main content

Nas áreas central e noroeste do estado gaúcho, foram registradas prejuízos consideráveis nas plantações de trigo e milho primeira safra (Foto: Mauricio Mercer/Wikimedia Commons)

 

O Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira (21/8) com temperaturas extremamente baixas e temperaturas negativas em alguns municípios. Dom Pedrito, no extremo sul do estado, amanheceu com -2ºC, por exemplo. “Com isso, já sabemos que houve geada em praticamente todo o Rio Grande do Sul, até com neve nas serras gaúchas e catarinenses”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Nas áreas central e noroeste do Estado, foram registradas perdas em plantações de trigo e milho, afirma Santos. De acordo com o agrometeorologista, produtores gaúchos tiveram prejuízos consideráveis. 

A geada, no entanto, ficou restrita ao Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e não atingiu o sudeste do Paraná. “As temperaturas permaneceram acima de 10ºC em grande parte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com algumas oscilações, porém sem a ocorrência de geada”, completa Santos.

saiba mais

Frio intenso provoca temperaturas de 8 graus negativos no sul do Brasil

Brasil deve encarar onda de frio mais intensa de 2020 nos próximos dias

 

 

Com a massa de ar polar se intensificando, mantem-se o estado de alerta para o fim de semana gelado. Neste sábado (22/8), essa massa de ar polar ganha mais amplitude e, então, chega ao sul do Paraná. 

“Teremos mais um dia extremamente gelado em todo Brasil, com temperaturas bem abaixo de 10ºC em vários municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais”.

A Rural Clima alerta que, por enquanto, não há riscos para geada nessas localidades, porém as temperaturas devem apresentar uma queda maior e ficar abaixo de 5ºC.
Source: Rural

Leave a Reply