Skip to main content

(Foto: Gage Skidmore/Creative Commons)

 

Embora as pesquisas nacionais nos Estados Unidos indiquem que o presidente Donald Trump está atrás do rival democrata Joe Biden na disputa pela Casa Branca (50% das intenções de voto contra 40% do republicano), os eleitores do setor agropecuário do país preferem, em sua maioria, a reeleição do presidente.

É o que apontou pesquisa do Farm Journal Pulse com mais de 1.500 agricultores dos Estados Unidos. Na sondagem, 82% dos entrevistados disseram que votariam no presidente Trump se a eleição fosse hoje, contra 13% que disseram que optariam por Biden. Os indecisos somam 5%.

saiba mais

Trump tenta manter voto de agricultores

 

Uma segunda pesquisa, feita pelo jornal logo após Biden escolher a senadora Kamala Harris como candidata à vice, mostrou que o cenário pouco mudou. Só 9% indicaram que ter Harris na chapa os fariam mais propensos a votar em Biden. Por outro lado, 44% disseram que a definição da vice democrata os tornaria menos propensos a optar por Biden.

Segundo o jornal, Harris tem uma longa história no setor agrícola, tanto como senadora quanto como procuradora-geral da Califórnia. Conhecida como defensora dos trabalhadores agrícolas e imigrantes, no ano passado ela reintroduziu a Lei de Justiça para os Trabalhadores Rurais, que exige pagamento de horas extras a quem trabalha nas fazendas.

saiba mais

Trump ameaça retaliar Brasil por causa do etanol

 

De acordo com o analista político do Pro Farmer, Jim Wiesemeyer, para romper essa barreira e conquistar a eleição, Harris precisaria ajudar a chapa a atrair eleitores minoritários com menos de 40 anos. “Essa vai ser a chave, porque foi isso que ajudou Hillary (Clinton, rival de Trump em 2016) a perder”, observa. “Ela não poderia obter o mesmo número e as mesmas categorias de eleitores negros que o presidente Obama obteve”.

Trump tem desfrutado de apoio constante no Farm Journal Pulse Poll com seu índice de aprovação permanecendo em uma faixa entre 75% e 80% no ano passado. No momento da publicação, entretanto, as médias das pesquisas nacionais de FiveThirtyEight mostravam Biden com uma vantagem de oito pontos percentuais na eleição de 3 de novembro.

“A meta para os democratas é aumentar a porcentagem de eleitores rurais que apoiam Biden e outros candidatos democratas para fazer uma diferença nos principais Estados indecisos”, avaliou Wiesemeyer.
Source: Rural

Leave a Reply