Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

Depois de Hong Kong suspender a importação da carne de frango do frigorífico da Aurora em Xaxim (SC), de onde partiu o lote que a China afirma ter testado positivo para Covid-19, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que vai apoiar o Ministério da Agricultura nos questionamentos à Organização Mundial do Comércio (OMC).

“A ABPA apoiará a busca por soluções no âmbito da Organização Mundial do Comércio, já que não se trata de uma decisão tomada com base em critérios científicos”, afirma a entidade, por meio de sua assessoria.

saiba mais

Após Covid-19 em frango brasileiro, frigoríficos de três países suspendem vendas à China

Hong Kong suspende compras de frigorífico de SC envolvido em caso de Covid-19 no frango

 

 

A medida adotada por Hong Kong, província autônoma da China, foi tomada após o governo da cidade chinesa de Shenzhen informar que encontrou Covid-19 em asas de frango congeladas exportadas pelo Brasil.

A ABPA lembra que o próprio Centro de Segurança Alimentar (CFS, na sigla em inglês) de Hong Kong reconhece que não há embasamento científico para a contaminação do coronavírus através de alimentos e pontua que não foi notificada oficialmente.

saiba mais

China diz que asas de frango congeladas vindas do Brasil testaram positivo para Covid-19

Chineses detectaram Covid-19 em carne bovina brasileira em junho, diz Câmara Brasil-China

 

 

 

“Cabe mencionar, como é ressaltado pela própria autoridade sanitária de Hong Kong, que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, diz.

O CFS reconhece que autoridades em segurança alimentar de todo o mundo ponderam que não há evidências científicas para a contaminação do coronavírus através de alimentos, mas informa que, "ainda assim, dado que produtos crus ou mal cozidos são um alto risco, se eles são crus ou mal aquecidos, o consumo de alimentos contaminados com bactérias ou vírus pode causar intoxicação via alimentar".

saiba mais

Após contaminação na China, Filipinas suspende importação de carne de frango do Brasil

Governo brasileiro reitera segurança e pede explicações à China sobre Covid em frango

 

 

 

A associação reafirma que o setor exportador brasileiro “já adotou todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos, que foram aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global”.

Por fim, a ABPA informa que “está apoiando a sua associada para a apresentação dos esclarecimentos, com bases técnico-científicas”.

saiba mais

Indústria de frango brasileira diz que investiga contaminação na China, mas minimiza riscos

China descarta restrições às importações do Brasil após caso de Covid-19 em frangos

 

 

 

Procurado por Globo Rural, o Ministério da Agricultura disse que tem mantido "estreito contato" com a Administração Geral de Aduanas da China (GACC) em busca de esclarecimento sobre o episódio de Shenzhen, na China.

"O ministério considera que qualquer atitude para restringir importações, antes desse esclarecimento, será prematura. Até o momento, o Mapa não recebeu notificação por parte da China", declarou. A pasta, no entanto, não respondeu aos questionamentos sobre qual será a postura do governo brasileiro em relação à restrição imposta por Hong Kong.
Source: Rural

Leave a Reply