Skip to main content

Fardos de algodão destruídos pelo fogo, em Mato Grosso (Foto: imagem compartilhada na internet)

 

Fardos de algodão foram destruídos por incêndios proriedades de companhias agrícolas em Mato Grosso. O fogo atingiu uma unidade de beneficiamento da Terra Santa Agro, no município de Deciolândia, informou a companhia.

Em comunicado ao mercado, divulgado pelo departamento de Relações com Investidores, a empresa informa que uma análise preliminar aponta uma perda de 6,056 mil toneladas de algodão em caroço e de 130 fardos beneficiados, o equivalente a 3,5% da produção. Em valores, a perda é calculada em aproximadamente R$ 18 milhões. 

“A ocorrência possui cobertura por apólice de seguro contra incêndio da companhia, que indenizará os prejuízos”, informa o comunicado, publicado no site da empresa.

saiba mais

Preço do algodão no mercado brasileiro retoma patamar registrado antes da pandemia

Algodão: Imea confirma produção recorde de 2 milhões de toneladas de pluma em MT

 

Na nota, a Terra Santa relata que o foco que atingiu sua unidade de beneficiamento começou em uma fazenda vizinha e se alastrou com o vento, chegando até o pátio de armazenagem da empresa. O controle do fogo foi feito pela brigada interna de incêndios e ajuda de vizinhos, envolvendo o uso de caminhões pipa, pás carregadeiras, aviões e hidrantes, informa a companhia. Não houve feridos.

O incidente ocorreu no mesmo dia em que a Terra Santa Agro divulgou o balanço do segundo trimestre deste ano. A empresa encerrou o intervalo de abrilo a junho deste ano com um prejuízo líquido de R$ 10,109 milhões, resultado justificado por perdas em operações com derivativos e variação cambial.

Scheffer

Um incêndio também atingiu uma das fazendas do Grupo Scheffer, no município de Sapezal. O grupo é um dos maiores produtores do Estado. Imagens compartilhadas nas redes sociais dão um aideia do tamanho do estrago, mostrando fardos de algodão já colhido completamente queimados. Ainda é possível ver a fumaça gerada pela quaima da pluma.

Em comunicado divulgado pelas redes socias, o Grupo Scheffer informou que o fogo que atingiu uma de suas fazendas foi rapidamenta controlado, em ação conjunta dos próprios colaboradores, vizinhos, prefeitura de Sapezal e Corpo de Bombeiros. Não houve danos a pessoas e eventuais impactos financeiros do ocorrido já estão contemplados no plano de riscos da empresa.

“A colheita continua e a próxima safra já está se iniciando, como fazemos há 37 anos, melhorando e aperfeiçoando nosso trabalho inclusive em adversidades inerentes à natureza do nosso negócio”, diz o comunicado da empresa, que não menciona se há uma estimativa de perdas com o ocorrido.
Source: Rural

Leave a Reply