Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (11/8) no site da Globo Rural.
Conab e IBGE projetam safra recorde
(Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
A Conab apontou nesta terça-feira uma produção recorde de grãos no país, com 253,7 milhões de toneladas. O montante representa crescimento de 4,8% ante a safra anterior, puxado por um crescimento na produção da soja e pela produção recorde esperada para o milho – 102,1 milhões de toneladas.
Já o IBGE estimou uma safra de grãos, leguminosas e oleaginosas de 250,5 milhões de toneladas. De acordo com o instituto, o volume representa um novo recorde e é 3,8% superior ao registrado em 2019.
Colheita histórica de aveia
(Foto: Getty Images)
Em 2020, o Brasil colherá pela primeira vez em sua história mais de um milhão de toneladas de aveia, segundo as últimas previsões da Conab. Cultura típica de inverno, o cereal teve a produção impulsionada pelas boas condições climáticas no último ano safra, quando também foi registrado aumento da área plantada após problemas climáticos no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul.
Otimismo para a nova safra
(Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)
Após apontar uma previsão de produção recorde de grãos em 2019/2020, o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, César Haloum, destacou que as perspectivas para o novo ano-safra (2020/2021), iniciado em julho, é de uma nova marca histórica. “Sobre 2021, esperamos que a safra seja maior em função das operações de crédito que já estão sendo realizadas no início do ano safra”, afirmou.
Menos consumo, mais etanol nas usinas
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A queda no consumo de etanol resultou em estoque 30% maior nas usinas do Centro-Sul, de acordo com a Unica. Mesmo com leve recuperação nos últimos 30 dias, o mercado de combustíveis segue aquém do esperado, na avaliação da entidade.
Incentivo à cabotagem
(Foto: Diego Baravelli/MInfra)
O governo federal encaminhou nesta terça-feira ao Congresso projeto de lei que cria o programa de incentivo à cabotagem, conhecido como BR do Mar. A cabotagem – navegação entre portos – tem crescido mais de 10% ao ano no Brasil, quando considerada a carga transportada em contêineres, informou o Ministério da Infraestrutura.
Auxílio emergencial no campo
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
O auxílio emergencial aumentou a renda e reduziu a pobreza das famílias rurais. É o que aponta nova edição do levantamento especial “Coronavírus e o Agronegócio” feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Segundo o estudo, 68% dos moradores de domicílios rurais no país receberam o benefício em junho.
Do sertão baiano para a Alemanha
(Foto: Divulgação)
A partir de setembro, o maracujá produzido no sertão baiano pela agricultora familiar Maria Perpétua Barbosa poderá ser degustado na Alemanha. O doce, enviado em potes de 220 gramas, foi produzido na agroindústria da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curuçá (Coopercuc), no município de Uauá. A compradora é uma empresa de Berlim que vende produtos de pequenos agricultores brasileiros em sistemas agroflorestais.
Calor dificulta localização de gafanhotos
(Foto: Senasa/Divulgação)
O calor intenso na Argentina desde a última semana tem dificultado o trabalho das autoridades fitossanitárias para localizar e combater as seis nuvens de gafanhotos que estão ativas e em constante movimentação no país. Segundo o Senasa, os insetos saíram do Paraguai e se encontram nas províncias de Chaco, Salta e Santiago del Estero.
Leilões aquecem mercado de angus
(Foto: Divulgação)
O mercado sulino de gado da raça angus está em efervescência. No último sábado (8/8), o Leilão Angus Rio da Paz faturou R$ 1,020 milhão com a venda de 46 matrizes puras de origem em sua primeira edição totalmente virtual. Os compradores são de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Source: Rural