Skip to main content

(Foto: Senasa/Divulgação)

Confirmada a emergência de seis nuvens de gafanhotos na Argentina, as autoridades fitossanitárias do país estão em alerta com o rápido deslocamento dos insetos. Apesar do controle realizado há duas semanas na cidade de Federación, próxima ao Brasil e ao Uruguai, outros cinco grupos podem causar prejuízos na agricultura da região.

"O vento norte e as altas temperaturas provocaram deslocamentos importantes da praga nos últimos dias", afirmou ao final desta terça-feira (5/8) o Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa).

saiba mais

Argentina confirma seis nuvens de gafanhotos e deslocamento em alta velocidade pelo país

Nuvem de gafanhotos perto da fronteira com o Brasil está praticamente extinta

 

 

 

Não há informações precisas sobre os tamanhos das diferentes nuvens. Mas especialistas estimam que um dos grupos tenha o dobro de insetos controlados há duas semanas em Entre Ríos, próximo à fronteira com o Brasil: cerca de 800 milhões de gafanhotos.

Temperaturas mais altas previstas para os próximos dias também preocupam as autoridades fitossanitárias do país, já que favorecem os deslocamentos em grandes distâncias.

saiba mais

Segunda onda pode trazer gafanhotos ao Brasil como há 74 anos, alertam especialistas

 

Egressa do Paraguai, a mais nova nuvem em território argentino cruzou a fronteira com o país na última segunda-feira (3/8) e se instalou na província de Salta. No entanto, um dos grupos de gafanhotos que mais chama a atenção e eleva o estado de alerta é o que está nas redondezas de El Cuadrado, ao leste da província de Santiago del Estero.

Segundo o Senasa, essa nuvem se movimentou 247 quilômetros entre o sábado (1/8) e a segunda-feira (3/8), o que levou a agência governamental a classificar o nível risco para as províncias de Santa Fé – próxima a El Cuadrado -, Córdoba e Entre Ríos como “ameaça”.

saiba mais

Causa, rota e riscos: tudo o que você precisa saber sobre a nuvem de gafanhotos

 

Segundo o Serviço Nacional Meteorológico da Argentina, o clima nesta quarta-feira (5/8) deve variar entre 18°C a 33°C em Santiago del Estero. Para a sexta (7/8) e o sábado (8/8), estão previstas temperaturas mais baixas, mas há uma retomada do calor no domingo. No começo da semana que vem, o clima varia entre 18°C a 31°C. 

O temor com impacto da Schistocerca cancellata para a agricultura é justificado. Segundo o governo da província de Córdoba, 40 milhões de insetos são capazes de comer o que 2 mil vacas consomem em um único dia.
Source: Rural

Leave a Reply