Skip to main content

(Foto: Globo Rural)

 

A França está apoiando populações indígenas da Bacia Amazônica afetadas pela crise sanitária da Covid-19. A afirmação é da própria Embaixada do país no Brasil, que está financiando 5 milhões de euros a diferentes autoridades brasileiras, principalmente ao Amapá, estado fronteiriço à Guiana Francesa.

“Um financiamento de 5 milhões de euros foi destinado a várias autoridades locais no Brasil, especialmente no Estado do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa, mas também à Rainforest Foundation, para apoiar a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica”, informa a nota.

saiba mais

Redução no ciclo de chuvas na Amazônia prejudica safrinha, afirma Coalizão Brasil

 

As iniciativas fazem parte da mobilização da Aliança para a Preservação das Florestas Tropicais, “coalizão aberta de países que vislumbram o mesmo futuro para as florestas”, também segundo a nota.

A Aliança começou a ser negociada em cúpula do G7, antes de ser levada à Assembleia Geral das Nações Unidas sob a coordenação da França, além de países financiadores europeus, países da região amazônica, Bacia do Congo e sudeste da Ásia. A reunião resultou na aprovação da Carta Fundadora da Aliança para a Preservação das Florestas Tropicais.

A Aliança deve servir de plataforma política entre os países financiadores e os que abrigam as florestas tropicais. Segundo informação da Embaixada da França no Brasil, a coalizão também pretende identificar iniciativas públicas e privadas relativas às florestas que estejam em consonância com os objetivos descritos pela Carta, bem como prevenir crises que afetam as florestas, como incêndios e epidemias.
Source: Rural

Leave a Reply