Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Em meio à redução da circulação de pessoas para conter a Covid-19 no Brasil, o consumo brasileiro de etanol hidratado, usado no abastecimento de veículos automotivos, caiu 16,7% no primeiro semestre, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

No total, foram consumidos 8,96 bilhões de litros de etanol hidratado ante 10,76 bilhões de litros em igual período de 2019. Na comparação de junho, o consumo em 2020 somou 1,33 bilhão de litros, volume 22,8% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

saiba mais

Etanol continua competitivo ante gasolina apenas em 4 Estados, mostra ANP

 

No caso do etanol anidro, adicionado à gasolina, a queda no consumo do país no primeiro semestre foi de 11%, para 4,44 bilhões de litros. “Apesar das quedas significativas contabilizadas no semestre, o consumo vem se reestabelecendo. Pelo segundo mês consecutivo, o volume demandado registrou crescimento de 5% em relação ao mês anterior”, avalia a Unica, em nota.

Regionalmente, os Estados do Sudeste e Nordeste apresentaram as maiores quedas no consumo do biocombustível, de 35% e 33,2%, respectivamente. Ainda de acordo com a Unica, apenas Amazonas e Tocantins apresentaram aumento do consumo de etanol hidratado no primeiro semestre, de 36,4% e 8,2% respectivamente.

saiba mais

GranBio fecha parceria com empresa italiana para etanol celulósico

 

A entidade ressalta que, apesar do menor consumo, a participação do etanol sobre o consumo total de combustíveis do país manteve-se em em 47,2% ante 48,1% no ano passado, refletindo uma paridade de preços média nacional de 66,5% entre o etanol e gasolina – abaixo da referência técnica de 70%.
Source: Rural

Leave a Reply