Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (30/7) no site da Globo Rural.

Calor pode aproximar gafanhotos ao Brasil

 (Foto: Senasa/Divulgação)

 

A confirmação de duas nuvens de gafanhotos nas províncias de Formosa e Chaco, no norte da Argentina, acendeu o alerta nas autoridades e especialistas. O receio é que mais dias de calor, por conta da aproximação da primavera, favoreçam o deslocamento dos insetos e o surgimento de novas ondas nos próximos meses próximo à fronteira com o Brasil.

''Lei do silêncio"

(Foto: Getty Images)

 

A decisão da China de aumentar o controle sanitário sobre alimentos importados, incluindo a testagem para Covid-19 na carne in natura, tem sido motivo de tensão entre as empresas brasileiras. Considerada excessiva, por não existir embasamento científico que comprove a contaminação humana pelo produto, a medida não foi bem recebida pelo setor, de acordo com fontes ouvidas por Globo Rural.

Acordo judicial

(Foto: JBS/Divulgação)

 

A JBS firmou seu primeiro acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT) relacionado a ações para prevenção e controle da Covid-19 entre funcionários. Em ação civil pública movida por procuradores do trabalho de Santo Ângelo, a empresa comprometeu-se a fazer triagem dos colaboradores assintomáticos não contactantes e testar casos suspeitos antes de retomar as atividades em Três Passos (RS).

Consumindo mais ovos

 (Foto: Getty images)

 

A taxa de desemprego no país, de 12,4%, está afetando os hábitos de compra do brasileiro no varejo. Na lista do supermercado, os ovos estão ganhando mais espaço: de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2020 o brasileiro deve consumir, em média, 250 ovos ao ano. O número é 8,5% maior que o registrado no ano passado, 235 ovos por pessoa, e vai de encontro com um menor poder de compra durante a pandemia, em que o consumidor substitui as carnes.

Áreas maiores para soja e milho

 (Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

A área plantada com soja no Brasil em 2020/2021 deve crescer 2,5%, para 37,99 milhões de hectares, projetou a consultoria Datagro nesta quarta-feira (29/7). O aumento em relação aos 37,05 milhões de hectares do ciclo anterior deve ocorrer em todo o País, mas com maior intensidade nos Estados das regiões Norte e Nordeste. A produção de soja poderá superar os 131 milhões de toneladas e o primeiro ciclo do cereal render mais de 28 milhões de toneladas.

Tráfico de animais

(Foto: Polícia Federal)

 

O Brasil é ponto de referência para o tráfico internacional de animais selvagens. Estudo produzido pelas organizações não-governamentais Traffic e União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), aponta falta de transparência nos dados de fiscalização. 

Moratória insuficiente

(Foto: Chico Ribeiro/Divulgação)

 

O uso do fogo para controle de pastagens está entre as ações permitidas pelo governo, a partir da autorização dos órgãos de fiscalização. Entretanto, apesar de ser legal, pode originar incêndios descontrolados. Por isso, na avaliação da organização não-governamental, National Wildlife Federation (NWF), o decreto que proíbe qualquer tipo de queimada por 120 dias na Amazônia e no Pantanal não é suficiente para evitar o uso irregular do fogo.

Guia sobre Venda Casada

 (Foto: Rogerio Albuquerque)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram o "Guia sobre Venda Casada” para orientar produtores rurais e instituições financeiras sobre como impedir a venda casada em operações de crédito rural. Ele traz informações sobre a prática, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Quarentena com pimenta

 (Foto: Pixabay)

 

Utilizada de diferentes formas – como molho, em pó, em grãos e até de maneira ornamental, a pimenta pode ser plantada em pequenos espaços e é fácil de ser cultivada em casa ou no apartamento. Globo Rural separou três sugestões de pimentas para você plantar em casa de maneira acessível e simples.

 
Source: Rural

Leave a Reply