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(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

Um novo embarque recorde está sendo realizado no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR). No berço 214, o navio E.R Bayonne carrega 104,2 mil toneladas de farelo de soja. Este é o maior volume de granel de exportação já movimentado pelo porto.

O carregamento desta semana é o segundo do ano que passa das cem mil toneladas. O outro foi o navio Pacific South que, em junho, levou pouco mais de 103 mil toneladas.

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O E.R Bayonne tem bandeira da Libéria e mede 292 metros de comprimento por 45,05 metros de largura. Conta, ainda, com nove porões – dois a mais do que as embarcações que normalmente carregam graneis pelos portos do Paraná.

A embarcação chegou na madrugada de segunda-feira (20/7). O farelo de soja carregado em Paranaguá será levado para o porto de Amsterdã, na Holanda. A operação no porto paranaense deve ser concluída até sexta-feira (24/7), data prevista para a saída do navio.

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

A carga que começa a encher os porões do navio chega de três diferentes terminais: Cotriguaçu, Coamo e Silos Públicos (horizontais). São quatro operadores envolvidos no carregamento (Céu Azul, Gransol, Cotrigraçu e Coamo), e o granel vem de cinco exportadores: Agrária, Cocamar, Cargill, Coamo e ADM.

Diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia diz que a tendência é que o terminal receba cada vez mais navios graneleiros de grande porte. “O Paraná já prepara o projeto de remodelação, modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação, que permitirá que nossos portos sejam ainda mais competitivos”, destaca o presidente.

DA vinda desse segundo navio indica uma tendência de mercado. Se o mercado aponta para esse tipo de navio de maior porte, o Porto de Paranaguá deve evoluir e construir as condições necessárias, de infraestrutura marítima, terrestre e armazenagem, para atende

Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná

 
Source: Rural

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