Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (20/7) no site da Globo Rural.

Gafanhotos mais perto do Brasil

(Foto: Senave/Divulgação)

 

Em decorrência de temperaturas elevadas no último final de semana, a nuvem de gafanhotos presente na Argentina se deslocou da cidade de Curuzú Cuatiá, na província de Corrientes, para San José de Feliciano, na província de Entre Ríos, área mais ao sul do País, próxima do Uruguai.

Segundo informações argentinas enviadas à Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, a estimativa é que os gafanhotos estejam a 112 quilômetros de Barra do Quaraí (RS), município na região fronteiriça com o País vizinho. É a menor distância desde os primeiros alertas emitidos no final de maio.

Redução no arroz e feijão

(Foto: Embrapa)

 

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que o arroz e o feijão devem perder importância na produção agrícola brasileira nos próximos anos. A projeção mostra que, para as safras de 2028 e 2029, a área usada para plantar o cereal deve retroceder 10% em comparação com o período 2018/19, ficando em 2,6 milhões de hectares.

Drones na agricultura

(Foto: Divulgação)

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (20/7) que, junto com as entidades representativas do setor, vai propor a criação de políticas de regulamentação do uso de drones na agricultura. O equipamento, um veículo automotivo não tripulado (VANT), já é largamente usado na agricultura, principalmente, em áreas de cultivos de hortaliças, para a pulverização de insumos biológicos.

Tempo seco e pouca chuva

(Foto: Getty Images)

 

O Brasil amanheceu com tempo aberto em praticamente todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira e, ao longo dessa semana, as previsões da Rural Clima é que essas condições se mantenham. Há previsão de chuva somente para as regiões litorâneas do Nordeste e extremo norte da região Norte. Confira previsão do tempo completa. 

Circuito Nelore a todo vapor

 (Foto: Rubens Ferreira/Divulgação)

 

Continua sem interrupções o Circuito Nelore de Qualidade. Depois de três cidades mato-grossenses, agora é o município de Diamantino que recebe a última etapa deste mês de julho e ao menos 1.200 cabeças serão avaliadas nos dias 22 e 23, próximas quarta-feira e quinta-feira.

Exportações de vitamina C

(Foto: Pixabay)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou que a venda de frutas cítricas para outros países mais que dobrou no primeiro semestre deste ano. Segundo boletim, as exportações de itens como tangerina, laranja e limão subiram 158%, 132% e 12%, respectivamente, no primeiro semestre de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019.

A escolha por essas frutas não é aleatória: trata-se dos alimentos mais ricos em vitamina C, que ajudam a fortalecer a saúde para enfrentar a propagação do vírus em meio à pandemia de coronavírus. 

Queimadas aumentam no Mato Grosso

(Foto: Christian Braga/Greenpeace)

 

Focos de queimadas acompanhados pelo Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aumentaram 33,96% no Mato Grosso nos primeiros seis meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Ao considerar todos os satélites que a ferramenta disponibiliza, o número saltou de 78.971 para 105.796 focos.

Consumo e estoque de soja menor

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

Com demanda firme tanto no mercado interno quanto para os embarques externos, a relação entre o volume estocado de soja e o consumo final em 48,55% pode ser a menor desde a safra 2011/12, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.

Avicultor com menor poder de compra

 (Foto: Globo Rural)

 

Com a queda nas cotações dos ovos e os preços elevados dos principais insumos consumidos na avicultura de postura, como o milho e o farelo de soja, houve queda no poder de compra dos avicultores na parcial de julho, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) a Esalq/USP.

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply