Skip to main content

(Foto: Senave/Divulgação)

 

Autoridades fitossanitárias do Paraguai afirmaram nesta sexta-feira (17/7) que a nuvem de gafanhotos descoberta nesta semana está em constante movimento. À tarde, os insetos estavam na Zona Teniente Pico, no departamento de Boquerón, perto do Parque Nacional Defensores del Chaco.

“A nuvem de gafanhotos que ficava nas áreas de Madrejón e 4 de Mayo, seguia para sudeste em direção a Teniente Pico, no departamento de Boquerón”, informou o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai (Senave), por meio de suas redes sociais.

Vídeo mostra nuvem em movimento no Paraguai

 

"A equipe técnica do Senave, que permanece na área, indicou que os gafanhotos estão em constante movimento, mas que é realizado um monitoramento permanente para localizá-los e aplicar os correspondentes controles fitossanitários", completou a agência governamental.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor do Senave, Julio Rojas, a nuvem tem um tamanho estimado em 10 km². Os técnicos aguardam o deslocamento para uma ação mais incisiva, já que a localização atual impede o uso de químicos contra a praga por se tratar de áreas de preservação ambiental.

saiba mais

Presença de gafanhotos no Paraguai preocupa Brasil e países vizinhos

 

O temor das autoridades paraguaias é de que a praga avance para as áreas do Chaco Central, onde está a maior parte da produção agrícola do país. As perdas na agricultura são estimadas em até US$ 1,7 milhão.

Outro vídeo flagra movimentação no Paraguai

 

O departamento de Boquerón faz fronteira com Bolívia e Argentina. Segundo informações divulgadas na quinta-feira (16/7) pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a nova nuvem no território paraguaio estaria a cerca de 300 quilômetros da fronteira com a Argentina.

saiba mais

Segunda onda pode trazer gafanhotos ao Brasil como há 74 anos, alertam especialistas

 
Source: Rural

Leave a Reply