Skip to main content

Ministra Tereza Cristina participou de reunião com representantes de países das Américas (Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)

 

Ministros e secretários da Agricultura de países das Américas ressaltaram, em reunião virtual nesta segunda-feira (13/7), a necessidade de evitar barreiras comerciais desnecessárias que possam prejudicar a agricultura neste momento de pandemia.

"É preciso distinguir o necessário esforço que todos fazemos para assegurar a proteção de nossas populações, tomando as medidas necessárias para prevenir a disseminação do vírus, de medidas sem qualquer base científica que possam gerar insegurança, incerteza e desinformação", disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em nota enviada por sua assessoria.

saiba mais

Empresários cobram agenda sustentável do governo Bolsonaro na Amazônia

No encontro, ela ressaltou que não há qualquer evidência científica que sustente a tese de que o vírus se espalha pelos alimentos. Além disso, conforme o ministério, apontou como um dos efeitos da pandemia o aumento das discussões sobre sustentabilidade e sanidade, o que poderá trazer mais rigor quanto a padrões técnicos, sanitários e fitossanitários.

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, manifestou preocupação com medidas impostas por alguns países que restringem importações, como a exigência de testes de Covid-19 nos portos de entrada e "outras medidas que não concordam com a ciência conhecida sobre o assunto".

saiba mais

Debate sobre sustentabilidade no campo deve crescer após Covid-19, diz Tereza Cristina

 

Já a ministra de Agricultura do Canadá, Marie Claude Bibeau, disse que o comércio aberto e transparente é chave para manter uma cadeia de abastecimento estável. "Acreditamos que devem ser evitados os constrangimentos desnecessários, bem como aumento de taxas, impostos e outras barreiras. Isso poderia aumentar o preço dos alimentos, causando escassez e desperdício dos alimentos, com consequências muito negativas para os agricultores", ressaltou. 

Ao final do encontro, os ministros aprovaram um posicionamento conjunto reafirmando sua intenção de promover a seguridade alimentar e nutricional das populações durante a pandemia. Também participaram do encontro os ministros e secretários de Honduras, da Nicarágua, do Equador, do Peru, de São Vicente e Granadinas, da República Dominicana e do Chile.
Source: Rural

Leave a Reply