Skip to main content

(Foto: Reprodução/DOU)

 

A responsável por coordenar o monitoramento de desmatamentos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foi exonerada nesta segunda-feira (13/7) pelo governo federal. A decisão sobre a saída de Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação da Terra do órgão, foi publicada no Diário Oficial da União.

A divisão é responsável pela sensoriamento remoto e geoprocessamento de dados gerados pelas ferramentas Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e o sistema Prodes, para monitoramento do desmatamento da floresta Amazônica.

saiba mais

Empresariado cobra fim do desmatamento ilegal ao vice-presidente Hamilton Mourão

Aplicativo permite denúncias de crimes ambientais na Amazônia

 

Em entrevista ao portal G1, Lubia afirmou não saber o que levou à exoneração e disse que ficou sabendo da mudança pelo Diário Oficial da União. Assinada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a exoneração foi justificada pelo Inpe como parte da reestruturação do órgão.

“Desde o início das conversas sobre a reestruturação, já estava prevista a relocação da Dra. Lubia Vinhas do cargo de Coordenadora-Geral da CGOBT [Coordenação de Observação da Terra] para o cargo de Chefe da Divisão de Projeto Estratégico, que tratará implementação da nova Base de Informações Georreferenciadas ("BIG") do INPE, uma demanda do Ministro Pontes”, informou o Instituto, em nota publicada em seu site.

Na semana passada, o Inpe divulgou que junho teve o maior número de alertas de desmatamento para o mês desde 2015. Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal passaram de 915,13 km², há cinco anos, para 1.034,36 km² em junho de 2019.

saiba mais

Debate sobre sustentabilidade no campo deve crescer após Covid-19, diz Tereza Cristina

Alertas de queimadas aumentam 10% nos 10 primeiros dias de julho em relação a 2019, aponta Inpe

 
Source: Rural

Leave a Reply