Skip to main content

(Foto: GERJ/CCommons)

 

As finanças de muitos produtores rurais têm sido ameaçadas desde o início da pandemia do Covid-19 pelo fechamento de estabelecimentos, como escolas e empresas, e o cancelamento de eventos em todo o país.

Apesar de o governo federal ter liberado linhas de crédito emergencial para agricultores de pequeno a médio porte até junho, outras ferramentas têm sido alternativa para manter a produção e pagar os compromissos da lavoura. É o caso da linha de crédito com taxas especiais que o Grupo Carrefour tem oferecido aos produtores que fornecem à rede varejista.

saiba mais

Contratação de crédito rural pelo produtor cresceu 11% na safra 2019/2020

Plataforma digital conecta agricultores e consumidores para venda de alimentos

 

“A gente, por ter parceria com alguns bancos, consegue facilitar linhas de crédito com taxas exclusivas, o que também inclui a antecipação de recebíveis, olhando para cada tipo de produtor, produto, região e demanda”, explica Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Ele diz que, por meio da Fast Cash, unidade de negócios que atua com serviços financeiros exclusivos para os fornecedores, as linhas de crédito já eram praticadas antes da pandemia, mas em menor escala. Mas, nos últimos três meses, o uso foi intensificado. Desde o começo da crise, 28 fornecedores já usaram o recurso.

Queremos dar suporte até que exista uma recuperação e a retomada da economia

Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil

Mais de 63% da compra de frutas, legumes e verduras vêm dos mais de 500 produtores que fornecem ao grupo, conta Vicente. Na visão dele, grande parte continua abastecendo normalmente, mas, para aqueles que precisam de crédito para pagar mão de obra, maquinário e até capital de giro, há uma análise das necessidades caso a caso.

“Esse processo não tem prazo para terminar, uma vez que a gente entende que existe uma necessidade de médio e longo prazo para estabilizar novamente o processo de vendas por parte dos produtores. Queremos dar suporte até que exista uma recuperação e a retomada da economia”, afirma.

saiba mais

Pandemia reduziu renda de sete em cada dez produtores de frutas e hortaliças

Carrefour transforma as sobras de alimentos em composto orgânico

 
Source: Rural

Leave a Reply