Skip to main content

Na avaliação do Deral, bananicultores do Sul do Brasil devem levar pelo menos um ano para se recuperarem dos efeitos dos ciclonesque atingiram a região (Foto: Thinkstock)

 

A passagem de dois ciclones pelo Sul do país na última semana provocaram perdas severas para a produção de banana nos Estados, com impacto sobre até 95% dos bananais distribuídos por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), os dados são preliminares, mas avaliações da assistência técnica e prefeituras dos locais atingidos.

Ainda de acordo com o Deral, os danos provocados pelos ventos de mais de 120 km/h no Sul do país também atingiram casas de embalagem, barracões de máquinas e equipamentos do produtores. O órgão paranaense destaca ainda que, por se tratar de uma cultura perene, a banana não conta com cobertura pelo seguro rural, agravando a situação dos bananicultores atingidos pela intempérie.

‘Alguns cachos com menores danos serão selecionados e irão ao mercado, aumentando a oferta no curto prazo, porém a atividade levará cerca de um ano para recuperar a oferta, com reflexos nos preços ao consumidor”, avalia o Deral.

Santa Catarina é o Estado que concentra a produção de bananas no Sul do país, respondendo por  10,6% da oferta nacional, segundo dados do IBGE. Paraná e Rio Grande do Sul, por sua vez, respondem por  2,5% e 2,0% da produção nacional, respectivamente.

saiba mais

Aumento nas vendas no começo de maio faz subir preço da banana

Banana sustentável

 
Source: Rural

Leave a Reply