Skip to main content

(Foto: Marcos Moulin)

 

O desenvolvimento de proteínas e alimentos à base de vegetais será tema de debate na live da Embrapa Agroindústria de Alimentos nesta quinta-feira (9/7), a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube.

O bate-papo vai ter a participação das pesquisadoras Caroline Mellinger e Janice Lima (Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro), Ana Paula Dionísio (Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza) e de Gustavo Guadagnini, diretor executivo do The Good Food Institute (GFI) no Brasil.

Entre os assuntos, está o projeto da Embrapa para o desenvolvimento de insumos proteicos vegetais, a partir de pulses, visando substituição de proteína animal em alimentos. “Nesse contexto, os pulses aparecem como fontes de proteínas vegetais, sendo ervilha, feijão, lentilha e grão de bico os principais representantes”, afirma a pesquisadora Janice Lima.

saiba mais

De plantas comestíveis a horta em casa, Embrapa oferece cursos gratuitos na pandemia

Pesquisa da Embrapa avalia potencial do trigo em novas áreas do Nordeste

 

Também serão apresentados os dois projetos da Embrapa sobre desenvolvimento de ingredientes para alimentos à base de vegetais, recém aprovados no “Programa de Incentivo à Pesquisa” do The Good Food Institute.

Um deles tem o objetivo de otimizar a produção de concentrado e isolado proteico do feijão carioca, contribuindo para acelerar a escala de produção de alimentos à base de vegetais, a partir desse grão amplamente cultivado e consumido no Brasil.

O outro tem como foco desenvolver uma tecnologia economicamente viável para transformar os resíduos do caju em alimentos vegetais, que se aproximem das características sensoriais de alguns alimentos de origem animal.
Source: Rural

Leave a Reply